terça-feira, 8 de setembro de 2015

100 trovas inesquecíveis



01

Às vezes, o mar bravio
dá-nos lição engenhosa:
afunda um grande navio,
deixa boiar uma rosa.
Luiz Otávio

02

Nossa alma é uma criança,
que nunca sabe o que faz.
Quer tudo que não alcança;
quando alcança, não quer mais...
Adelmar Tavares

03

Redimindo os pecadores,
conduzindo-os para a luz,
o maior dos sonhadores
morreu pregado na cruz.
Aparício Fernandes

04

Sob a luz do sol nascente
segue o velho, estrada afora...
– É uma gota de poente
vagando dentro da aurora...
Adalberto Dutra de Rezende

05

A mais triste solidão
que os seres humanos têm
é abrir o seu coração...
olhar e não ver ninguém!
Ademar Macedo

06

Triste sina dos mortais
é ver, assim malfadadas,
lado a lado almas rivais,
almas gêmeas separadas...
Albercyr Camargo

07

Da infância e de seus folguedos,
relembro instantes diletos,
quando sou, entre brinquedos,
brinquedo na mão dos netos!
Alcy Ribeiro Souto Mayor

08

Eu creio em Deus, com profundo
sentido de lucidez...
Mas, no Deus que fez o mundo,
não no Deus que o mundo fez!
Alfredo de Castro

09

Ao lembrar que o teu brinquedo
é decifrar-me, sorrio...
De nada vale o segredo
de um velho cofre vazio.
Alonso Rocha

10

Eu amo a vida, querida,
com todo o mal que ela tem!
Só pelo bem – que há na vida,
de se poder querer bem.
Anis Murad

11

Sou feliz. Não vivo ao lado
das estrelas na amplidão,
mas posso ter um punhado
de vaga-lumes na mão.
Antônio Roberto Fernandes

12

Saudade, ponte encantada
entre o passado e o presente,
por onde a vida passada
volta a passar novamente.
Archimino Lapagesse

13

Cada palavra relida
da carta que alguém nos fez
é um pedacinho da vida
que a gente vive outra vez.
Augusta Campos

14

Não te comparo a uma rosa
porque, se a rosa souber,
vai ficar muito orgulhosa
e intitular-se mulher.
Baltazar Godoy Moreira

15

Destino é força que esmaga,
credor austero, tremendo:
manda a conta e a gente paga,
sem saber que está devendo...
Barreto Coutinho

16

Saudade, palavra doce,
que traduz tanto amargor!
Saudade é como se fosse
espinho cheirando à flor!
Bastos Tigre

17

Teus olhos, em que distingo
um frecheiro a me frechar,
são belos como um domingo
com sinos a repicar.
Batista Cepellos

18

As dores e os desencantos
têm dois destinos diversos:
ou se dissolvem nos prantos,
ou se desfazem nos versos.
Batista Nunes

19

Os beijos, segundo os sábios,
dados com muita afeição,
não deixam sinal nos lábios,
mas deixam no coração.
Belmiro Braga

20

Quis rasgar o teu retrato,
mas que tristeza, que sina...
Até no papel o ingrato
do teu olhar me domina!
Benny Silva

21

Meu lenço, na despedida,
tu não viste, em movimento:
lenço molhado, querida,
não pode agitar-se ao vento.
Carlos Guimarães

22

Sou austera e destemida
quando o momento requer;
mas nos teus braços, vencida,
sou simplesmente mulher!
Carolina Azevedo de Castro

23

Sou mais alta que esse morro,
mais vasta que aquele mar.
Há muito que me percorro
sem me poder encontrar.
Cecília Meireles

24

Nas sábias leis do Senhor
há uma sequência invertida:
– é a vida gerando o amor...
– é o amor gerando a vida...
Célio Grünevald

25

Meu coração, hoje em dia,
desfeito, cansado e mudo,
lembra uma feira vazia,
depois que venderam tudo!
Celso de Carvalho (padre)

26

Hoje eu sei que foi loucura...
Mas, ao louco, que fui eu,
devo o pouco de ternura
que o bom senso não me deu.
Cesídio Ambrogi

27

No portão, os namorados
são como barcos no cais:
pelos beijos amarrados,
querem ir e ficam mais.
Cleonice Rainho

28

A dor é o caro pedágio
que é pago na ponte erguida
de um estágio a outro estágio,
na travessia da vida.
Clóvis Maia

29

Passei a crer nos amigos,
e em bondade ainda creio,
depois que vi dois mendigos
repartindo um pão ao meio.
Colbert Rangel Coelho

30

Se acaso eu fosse rainha,
dava a você meu reinado;
e se fosse uma andorinha, 
o meu ninho no telhado.
Colombina

31

Talvez eu fosse feliz
se conseguisse esquecer
o bem que pude e não fiz,
o mal que fiz sem saber.
Delmar Barrão

32

Ao beijar a tua mão,
que o destino não me deu,
tenho a estranha sensação
de estar roubando o que é meu...
Durval Mendonça

33

Saudade, lembrança triste
de tudo que já não sou ...
Passado que tanto insiste
em fingir que não passou. . .
Edgard Barcellos Cerqueira

34

Em que infinito se esconde
esse Deus tão grande assim?
E minha fé me responde:
– Não se esconde. Mora em mim.
Élton Carvalho

35

Eu te quero às escondidas,
e, se essa espera durar,
te esperarei quantas vidas
for necessário esperar!
Eugênia Maria Rodrigues

36

Canto em versos, pouco a pouco,
todo o amor que me enclausura:
se ser poeta é ser louco,
bendigo o amor e a loucura!
Florestan Japiassú Maia
  
37

O coração nasceu mudo,
Deus fê-lo assim de prudente,
para que não conte tudo
que vai por dentro da gente.
Floriano de Lemos

38

Naquela criança linda
que brinca, cheia de pressa,
o meu mundo, que se finda,
fita um mundo que começa.
Galdino Andrade

39

Tudo muda, tudo passa,
neste mundo de ilusão:
vai para o céu a fumaça,
fica na terra o carvão.
Guilherme de Almeida

40

Esperança é qualquer cousa
que não se pode explicar;
que a gente quer, mas não ousa,
com medo de se enganar.
Helena Ferraz

41

A vida o tempo devora;
o próprio tempo não dura.
Colhe a alegria de agora,
para a saudade futura.
Helena Kolody

42

Nesta cabana esquecida,
e sem você, que sou eu?
– Um resto, talvez, de vida,
que a própria vida esqueceu...
Helvécio de Barros

43

Na distância, ao teu aceno,
quanta tristeza me invade...
O trem ficando pequeno
e, em mim, crescendo a saudade...
Hermoclydes Siqueira Franco

44

Amor se dá, não se vende,
não se compra, não se empresta...
Quem o compra se arrepende,
e quem o vende não presta!
Iraci do Nascimento e Silva

45

Para mantê-los me empenho,
porque penso sempre assim:
tendo os amigos que tenho,
eu nem preciso de mim.
Izo Goldman

46

Candelabro, iluminaste
meus dias... que glórias viste!
Agora és um velho traste
nas noites de um velho triste...
Jacy Pacheco

47

Parece troça, parece,
mas é verdade patente:
a gente nunca se esquece
de quem se esquece da gente.
Jáder de Andrade

48

Quanto mais teu corpo enlaço
mais padeço o meu tormento,
por saber que o meu abraço
não prende o teu pensamento!
Jesy Barbosa

49

Rosas tolas, tão vaidosas,
que em belas hastes vicejam...
Vem, amor, olha estas rosas,
quero que as rosas te vejam!
J.G. de Araújo Jorge

50

Juntamos nossos farrapos
naquele rancho sem flor:
era a miséria dos trapos
numa fartura de amor.
J. Guedes

51
elena KolodyHH

Na vida, que te conduz
às mais diversas pelejas,
se não puderes ser luz,
que, ao menos, sombra não sejas.
João Freire Filho

52

Senhor Deus, ó Pai dos pais,
por que motivo consentes,
entre teus filhos iguais,
destinos tão diferentes?
João Rangel Coelho

53

Pergunta-lhe o vaga-lume:
– “Por que me vens maltratar?”
E o sapo, com azedume:
– “Porque estás sempre a brilhar!”
João Ribeiro

54

No meu humilde viver
a solidão é tamanha,
que só me falta perder
a sombra que me acompanha.
José Carlos de Lery Guimarães

55

De todas as despedidas,
esta é a mais triste, suponho:
duas almas comovidas,
chorando a morte de um sonho!
Joubert de Araújo e Silva

56

Eis que o destino descobre
a sorte que Deus me deu:
ninguém na vida é mais pobre...
nem mais feliz do que eu!
Latour Arueira

57

Mais aumentas meu desejo
se colocas, sem ressábios,
a nota "sol" do teu beijo
sobre a pauta dos meus lábios!
Lavínio Gomes de Almeida

58

O amor, que às vezes nos mata,
outras vezes vivifica.
– É a loucura mais sensata
que o mundo inteiro pratica.
Leopoldina Dias Saraiva

59

Minhas netas, sempre rindo,
são meu alegre evangelho:
– musgo verde revestindo
de esperança um muro velho.
Lilinha Fernandes

60

Para ajustar meu vestido,
não quero fitas nem laços,
mas um cinto, meu querido,
formado pelos teus braços.
Lola de Oliveira

61

Tenho um ciúme daninho
do meu amor, belo moço!
E até do seu colarinho,
porque lhe abraça o pescoço!
Lourdes Póvoa Bley

62

Minha vida é uma almofada
recamada de açucenas:
por fora – tão cobiçada,
por dentro – cheia de penas.
Lourdes Strozzi

63

Deus fez idosos os sábios...
Eram velhos os profetas...
Mas, com um sorriso nos lábios,
não deu idade aos poetas.
Lucy Sother Rocha

64

Lembra a saudade uma estrela
nas águas de um ribeirão
que fica sempre a retê-la,
enquanto as águas se vão...
Luiz Antônio Pimentel

65

O Mártir da Galileia
esta verdade traduz:
– Não morre nunca uma ideia,
mesmo pregada na cruz!
Luiz Rabelo

66

Só te peço amor sincero,
e o céu será todo nosso.
Se sou tua – que mais quero?
Se sou mulher –  que mais posso?
Magdalena Léa

67

O livro, o cigarro ao lado,
o rádio, o abajur antigo...
Eu deixo tudo arrumado
fingindo que estás comigo...
Maria Tereza Noronha

68

Descalços pelo gramado,
teus pés mansamente vão...
Pões, no pisar, tanto agrado,
que eu tenho inveja do chão!...
Marina Bruna

69

Saudade... perfume triste
de uma flor que não se vê.
Culto que ainda persiste
num crente que já não crê.
Menotti Del Pichia

70

Na blusa prendes a rosa
à altura do coração.
Como pode ser viçosa
uma flor sobre um vulcão?!
Miguel Russowsky

71

No amor é bom ter cuidados
para evitar dissabor...
Nem sempre em beijos trocados
trocam-se beijos de amor.
Mílton Nunes Loureiro

72

Ante o olhar austero e frio
daqueles que te criticam,
sê feito as pedras do rio:
vão-se as águas... elas ficam.
Nádia Huguenin

73

É tanto o amor que me invade
quando em seus braços estou,
que cada instante é saudade
do instante que já passou.
Newton Meyer

74

O amor é cego, é verdade,
porém é cego a seu jeito:
quem ama vê qualidade,
mas não enxerga defeito.
Newton Rossi

75

No mundo nada supera
a sensação e o valor
de alguns minutos de espera
por um momento de amor.
Nicomedes Arruda

76

O bambu com muita gente
se parece, no feitio:
por fora é belo e imponente,
por dentro é oco e vazio...
Nilo Aparecida Pinto

77

A minha vida consiste
numa tristeza sem fim,
como se tudo que é triste
chorasse dentro de mim...
Nordestino Filho

78

No dia em que tu quiseres
ser meu senhor e meu rei,
serei todas as mulheres
na mulher que te darei.
Nydia Yaggi Martins

79

Pode o poeta não ter
virtudes outras, mas tem
a de sentir e saber
o bem que faz querer bem.
Octávio Babo Filho

80

Soprei. Apagou-se a chama.
Disse-te adeus em seguida.
– Quem diz adeus a quem ama
diz adeus à própria vida!
Olegário Mariano

81

Dona Saudade, velhinha,
bordadeira paciente,
não tem agulha nem linha,
mas borda os sonhos da gente!
Onildo de Campos

82

Seria a vida enfadonha
sem as dúvidas que tive.
Quem tem certeza não sonha,
e quem não sonha não vive...
Orlando Brito

83

Vós que andais em ânsias loucas
matando a sede às paixões,
não junteis as vossas bocas
sem unir os corações!
Osmar Barbosa

84

Em paz o mundo estaria
se governassem a Terra
somente mães que algum dia
perderam filhos na guerra.
Osmar Godinho

85

Cuidai dos ricos, Senhor,
protegei-os mais de perto,
que aos pobres a própria dor
ensina o caminho certo.
Paulo Emílio Pinto

86

A ventura é uma quimera
que estranhos caprichos tem,
pois vem quando não se espera,
quando se espera não vem...
Petrarca Maranhão

87

Duas almas deves ter...
é um conselho dos mais sábios:
uma no fundo do ser,
outra boiando nos lábios.
Raul de Leôni

88

O Filho do Carpinteiro
foi um artista profundo:
com três cravos e um madeiro
fez a reforma do mundo.
Raul Pederneiras

89

Contemplo o céu para vê-las
com um respeito profundo,
pois na raiz das estrelas
eu vejo o dono do mundo.
Rodolpho Abbud

90

Não me chames de senhor,
que não sou tão velho assim,
e ao teu lado, meu amor,
não sou senhor nem de mim!
Rodrigues Crespo

91

De gota em gota, pingando,
sem ver que a chuva parou,
goteira é a casa chorando
porque você não voltou.
Rubens de Castro

92

No amor, minha aprendizagem
com tantos erros se fez,
que não tenho mais coragem
de aprender tudo outra vez...
Sebas Sundfeld

93

Poder, riqueza, afinal,
não valem quanto supões.
Nenhum rei de Portugal
teve a glória de Camões!
Sebastião Noronha

94

Tenho, a lembrar os dispersos
castelos que outrora ergui,
a pasta cheia de versos
e os versos cheios de ti.
Silveira Carvalho

95

Teu retrato até rasguei
para fugir à verdade...
“Sem lembranças”... eu pensei,
mas ninguém rasga a saudade!
Thereza Costa Val

96

Amar é fazer o ninho
que duas almas contém;
ter medo de estar sozinho,
dizer com lágrimas: – Vem!
Tobias Barreto

97

Eu não consigo entender
por que tem que ser assim:
quando se aprende a viver,
a vida já está no fim.
Vera Vargas

98

Zerando ofensas e afrontas,
o beijo é o mago auditor
que faz o ajuste de contas
depois das brigas de amor!
Waldir Neves

99

Tudo o que tenho reparto,
ó Senhor, sempre em Teu nome.
Tu fizeste o mundo farto,
foi o homem que fez a fome.
Zálkind Piatigórsky

=====================



100


Trovadores, meus irmãos,
vamos viver de mãos dadas.
Onde há correntes de mãos
não há mãos acorrentadas!

José Maria Machado de Araújo



















2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelas 100 Trovas escolhidas. Um abraço. Vai uma da minha autoria:

E o sonho não se desfez

sempre sinto o mesmo afeto;

pois sei que nasço toda vez

ao brincar com cada neto !

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Henrique Eduardo - Maracanaú - CE

20 de jundo 2016.

Unknown disse...

Maravilhosa página de TROVAS