terça-feira, 29 de setembro de 2015

TROVIA - OUTUBRO DE 2015




Inesquecíveis

Deixe que a gente invejosa
fale de ti com ciúme...
Para ficar mais viçosa,
a flor precisa de estrume.
Antônio Sales

Destino é força que esmaga,
credor austero, tremendo:
manda a conta e a gente paga,
sem saber que está devendo...
Barreto Coutinho

Chorei tanto aquele dia,
com saudade de você,
que meu lenço parecia
uma fralda de bebê...
Francisco Madureira

Meu destino é uma contenda,
é um eterno desafio:
– vem o Sonho, faz a renda,
– vem a Vida, puxa o fio...
Izo Goldman

O trem que te vai levar
fazendo de nós... dois sós,
apita, apita, e, a apitar,
parece chorar por nós!...
João Freire Filho

Lamentando meus fracassos,
choro a prisão em segredo:
não tenho algemas nos braços,
apenas uma... no dedo.
Lourdes Strozzi

Beijos de mãe, filha, esposa...
tantos beijos ganha a gente!
Como pode a mesma cousa
ter sabor tão diferente?
Luiz Otávio

Nosso romance foi breve...
mas que importa o tempo escasso,
se a saudade ainda escreve
teu nome em tudo o que faço?
Nydia Iaggi Martins

Vós que andais em ânsias loucas
matando a sede às paixões,
não junteis as vossas bocas
sem unir os corações!
Osmar Barbosa

Vivo, penso, sinto, falo;
temo, luto, venço, clamo;
vejo, creio, sonho, calo;
sofro, quero, choro, amo...
Paulo Edson Macedo

Quando as rezas de menino
alguém pela vida esquece,
em busca de outro destino,
a trova serve de prece.
Reinaldo Aguiar

Na vida, lutar, correr,
não me cansa tanto assim...
O que me cansa é saber
que estás cansada de mim!
Rodolpho Abbud – RJ
-----------------------------------
Brincantes

Usando métodos novos,
neste calor que a derrete,
minha galinha, em vez de ovos,
deu para pôr... omelete!
Aparício Fernandes

Há trovas tão “engraçadas”
e tão repletas de “humor”,
que às vezes damos risadas,
não delas, mas sim do autor...
Benny Silva

Se tu fosses pé de pau,
eu queria ser cipó:
vivia sempre enroscado
no teu corpo dando nó...
Folclore

Menina, a graça que tens,
a maior dentre as demais,
ninguém a vê quando vens,
somente a vê quando vais...
João Carlos de Vasconcelos

Desde o começo do mundo,
o ciúme aprontou querelas.
O próprio Adão surpreendeu
Eva a contar-lhe as costelas...
João Martins de Almeida

Bebe tanto aquela dama,
com seu porte senhoril,
que todo mundo lhe chama
de “Madame Du Barril”...
João Rangel Coelho

Amor à primeira vista?
Nosso bolso anda tão raso,
que até mesmo uma conquista
deve ser a longo prazo...
Orlando Brito

O meu olhar é um peralta
que não tem jeito, mocinha:
aquilo que tanto escondes,
o sem-vergonha adivinha...
Soares da Cunha
---------------------------------------------
Líricas e filosóficas

A natureza protesta
sempre que alguém a maltrata.
– Se matas uma floresta,
vem o deserto e te mata!
A. A. de Assis – PR

Busco paz, serenidade...
Quando acho que consegui,
percebo que é só saudade
daquilo que eu não vivi.
Adélia Woellner – PR

De meu pai, um paladino,
sempre ganhei bons conselhos,
desde quando era menino
apoiado em seus joelhos.
Alberto Paco – PR

Trovadores versejando
em dom divino e fecundo,
com suas mãos derramando
beleza e paz pelo mundo.
Almir Pinto de Azevedo – RJ

Quando vejo uma casinha
sem nenhum luxo e de chão,
lembro a criança que eu tinha
dentro do meu coração...
Amilton Maciel Monteiro – SP

Quando, então, do céu descer
um brilho no teu olhar
é porque no entardecer
meus sonhos vão te buscar.
André Ricardo Rogério – PR

Delírio é lira do poeta,
a rima do trovador.
É liturgia completa,
quer na alegria ou na dor.
Andréa Motta – PR

As promessas que fizeste
nem a lua abençoou.
Tudo não passou de um teste,
pois você nunca me amou.
Ângela Stefanelli – RJ


Com seus cabelos grisalhos,
rodeados de netinhos,
os avós parecem galhos
repletos de passarinhos!
Antônio Juracy Siqueira – PA

Meus bons anos se passaram,
com a leitura aprendi...
Hoje as letras se apagaram
mas o saber não perdi.
Ari Santos de Campos – SC

Teu olhar tenho evitado,
pois sei que ninguém, querida,
mexe em cinzas do passado
impune às brasas da vida.
Arlindo Tadeu Hagen – MG

Resguarda a paz do rebanho,
dando a mão ao teu vizinho,
que é uma audácia sem tamanho
tentar caminhar sozinho!
Carolina Ramos – SP

Tenha paciência, senhora,
que a vida tem recomeço;
quando um amor vai embora,
outro amor manda endereço.
Clênio Borges – RS

Ter sempre a palavra certa
e a mão em paz estender;
ter a mão ao bem desperta
– isso se chama viver.
Conceição de Assis – MG

A trova, menor poesia,
síntese da inspiração.
São sete pés de maestria,
que medram no coração!
Cônego Telles – PR

Se eu voltasse ao tempo ido
de criança sem cuidados,
trocava um peito partido
por dois joelhos ralados.
Dáguima Verônica – MG

No meu mundo de magia,
tudo é possível e, assim,
eu vivo na fantasia
o que a vida nega a mim!
Delcy Canalles – RS

Na casa de quem escreve
há sempre papel no chão:
não perde tempo quem deve
segurar a inspiração!
Diamantino Ferreira – RJ

A mamãe cura o dodói,
afaga, põe atadura,
e o rosto de seu herói
se lambuza de ternura!
Domitilla Borges Beltrame – SP

Entre a fé e a insegurança,
minha alma, sem queixume,
acende e apaga a esperança
como inquieto vaga-lume.
Dorothy Jansson Moretti – SP

Corre o rio em harmonia,
sem saber que mais à frente
a ganância humana, fria,
devasta o meio ambiente.
Eliana Jimenez – SC

No volume das queimadas
vaga o lume pelo chão:
iluminando as roçadas,
vaga-lumes de carvão!
Eliana Palma – PR

Pouco importa que tu venhas
apressado, em teu fulgor,
pois trazes contigo as senhas
para os feitiços do amor!
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Renúncia é uma ponte estreita,
onde das extremidades
podem-se ouvir, sempre à espreita,
chorando duas saudades...
Ercy Marques de Faria – SP

Meu ciúme de ti é um fato,
um ciúme que não tem fim.
O amor eu nunca reparto,
quero-te só para mim
Euclymar Porto – RJ

Minha trova aprisionei
em moldura colorida.
O fato é que ali deixei
um pouco de minha vida.
Eulinda Barreto Fernandes – SP

Velho mosteiro em ruínas,
longe das ondas do mar,
ondas que beijam cantinas
a ti não querem beijar.
Evandro Sarmento – RJ

Quando a saudade malvada
bate à porta de olhar ancho,
a insônia fica hospedada
por uns dias no meu rancho.
Flávio Stefani – RS

Toda tarde o passarinho
bate as asas, quando canta.
Quanto mais longe do ninho,
mais afinada a garganta!
Francisco Garcia – RN

Toda trova é infinita,
mesmo em sua pequenez,
pois quem a lê nem cogita  
de não ler mais uma vez!
Gislaine Canales – SC

Enterra o pinhão no orvalho,
faz seu ninho nos pinheiros.
Gralha-azul faz seu trabalho
de plantar talhões inteiros.
Hulda Ramos – PR

De tudo, apenas a dor
e um acalanto restou
do que foi um grande amor
que existiu e que acabou.
J.B. Xavier – SP

Barco no azul estelar...
ondas em rumo aparente...
é assim o meu navegar
vencedor contra a corrente!
J.B.X. Oliveira – SP

Pra descansar do trabalho,
é praia, é sol, comilança...
Dona de casa, no “malho”,
só quando dorme descansa...
Jeanette De Cnop – PR

Aprisionada à rotina
do trabalho e da vaidade,
não vi o vento em surdina
varrer minha mocidade.
Joana  D’Arc – RJ

Um homem se torna alguém
mercê dos dons que reúna.
Triste fortuna de quem
só tem seus bens por fortuna!
Josafá Sobreira da Silva – RJ

Viver é como viajar
num coletivo qualquer.
Nem sempre se acha lugar
ao lado de quem se quer.
José Fabiano – MG

Todas as trovas que eu faço,
são tão fracas, ó Maria!
É porque no seu abraço
se encontra toda a poesia.
José Feldman – PR

O amor é cheio de enganos,
a vida é cheia de dores –
mas quero viver cem anos
e ter mais de mil amores.
José Lira – PE

Aquela noite ao teu lado
e o sabor do beijo teu
são relíquias do passado
que passou, mas não morreu.
José Lucas de Barros – RN

A inteligência da flora
deu às matas a missão:
fazer séculos afora
o ar da respiração.
José Marins – PR

A esperança é algo suave,
que não apenas conforta,
mas funciona como chave
que faz abrir qualquer porta!
José Ouverney – SP

Ditoso o que vai deixando,
no chão, as suas pegadas
e os caminhos demarcando
aos que fogem de emboscadas!
Lisete Johnson – RS

Eu te agrado, tu me agradas,
e, no doce cativeiro,
sem algemas, sem ciladas,
tu me prendes por inteiro!
Luiz Carlos Abritta – MG

Só ruínas... e mais nada...
– e me entristeço de novo.
Na herança mal preservada
se perde a história de um povo.
Luzia Brisolla FuimSP

Ladeira abaixo eu descia...
mãos livres da bicicleta...
Era coisa de quem ia
ser ave, lírio ou poeta.
Manoel Cavalcante – RN

Subindo os Andes a pé,
altos cumes alcancei.
Mas foi nas asas da fé
que mais alto eu me elevei.
Mª Luiza Walendowsky – SC

Por mais simples, mais modesta
que nos possa parecer,
a vida é sempre uma festa
para quem sabe viver.
Mª Madalena Ferreira – RJ

A rosa-louca delira:
dança nos braços do vento;
ondula, volteia, gira...
e morre em deslumbramento!
Mª Thereza Cavalheiro – SP

Vejo uma gota de orvalho
pairando sobre uma rosa:
de Deus, é mais um trabalho
para torná-la formosa...
Maurício Friedrich – PR

Agora vivemos sós...
e dói, de modo incomum,
saber que o abismo entre nós
não teve motivo algum!
Newton Vieira – MG

Eu peço ao Deus da bondade:
– Não me tire a fantasia,
pois viver só realidade
é impossível, noite e dia!
Nilsa Alves de Melo – PR

Sei que é bom mudar o rumo
dos maus passos da jornada...
Mas só achamos o prumo
no final da caminhada.
Olga Agulhon – PR

Gralha azul... tens tal encanto
que o céu, em manhãs serenas,
parece apagar-se, um tanto,
e colorir tuas penas...
Pedro Melo – PR

Me aconchego em teu regaço
e me dás consolo e mel...
Há sonhos em teu espaço,
livro – amigo de papel!
Renato Alves – RJ

Não lamento o meu outrora
nem choro uma dor vivida.
Lamento sim, a demora,
em pôr Deus em minha vida.
Rita Mourão – SP

Quem tem lisura no peito
no proceder e ao falar,
com certeza foi eleito
para com Deus caminhar.
Talita Batista – RJ

Velho é quem, preso ao cabresto
de paixão não assumida,
busca na idade um pretexto
para ausentar-se da vida.
Thalma Tavares – SP

Sonho mantido em segredo
porque o julgamos pecado,
o nosso amor foi o enredo
de um livro não publicado.
Therezinha Brisolla – SP

Se o motivo me balança,
deixo de lado a quimera,
faço do amor esperança,
onde a razão desespera...
Vanda Alves da Silva – PR

Não sei quem é mais feliz,
quem é mais abençoado:
– Se é quem recebe ou quem diz
um simples "muito obrigado".
Vanda Fagundes Queiroz – PR

Um abraço assim, perfeito,
causou-me tanta emoção,
que ainda sinto em meu peito
bater o seu coração.
Vânia Ennes – PR

Sem erro, terei de prenda
a total felicidade,
no momento em que eu me renda
de amor pela humanidade.
Wagner Marques Lopes – MG

“Deixa esse amor que te mata!”
− É o que a prudência me diz,
mas antes ser insensata
que ser sensata e infeliz!
Wanda Mourthé – MG

===========================
Visite:
http://poesiaemtrovas.blogspot.com/
http//www.falandodetrova.com.br/
http://singrandohorizontes.blogspot.com.br/
=================================

Nenhum comentário: