quarta-feira, 26 de março de 2014

TROVIA ABRIL DE 2014


INESQUECÍVEIS

Da minha vida, a metade,
levaste, sem compaixão.
Ficou-me o resto – a saudade
num resto de coração.
Augusta Campos

Neste mundo desumano,
em que brinquei de sonhar,
fui simples bola de pano
para o destino chutar!. . .
Célio Grünevald

Põe o melhor dos sapatos,
se vais dar um passo em falso.
– O mundo apenas condena
quem deu tal passo descalço...
Edson Macedo

Miséria de pão maltrata...
Mas quanta gente, Senhor,
sabeis que morre ou se mata
quando há miséria de amor!
Lilinha Fernandes

De tudo quanto maltrata,
mais cruel não pode haver
do que amar e ser amado
sem que se possa dizer...
Lindouro Gomes

Meu velho criado-mudo,
minha discreta almofada,
vocês, que sabem de tudo,
por favor, não contem nada.
Lucy Sother Rocha

===============================

BRINCANTES

Nunca fui águia altaneira,
como nunca fui condor:
– remédios à cabeceira,
somente um velho... com dor.
Diamantino Ferreira – RJ

Porque os sapos afugenta
com chilique e confusão,
no brejo o que se comenta
é que a sapa é sapa... tão!
Edmar Japiassú Maia – RJ

Na pescaria, de fato,
notei teu jeito chinfrim,
mas o olhar era de gato:
um no peixe e outro em mim...
Flávio Stefani – RS

Sai do bar – e já sem prumo –
tropeçando, cuca em brasa,
pergunta, todo sem-rumo:
– “Onde mora a minha casa?”
Héron Patrício – SP

Triste sina tem o frango:
dizem galinha na feira;
resfriado, vira rango,
fresco vai pra geladeira.
José Marins – PR

A grila, às vezes, se toca
dando voltinhas... e aquilo,
com certeza, é que coloca
"grilos" na cuca do grilo!
Maria Nascimento – RJ

“Tem quantas partes o crânio?”,
pergunta a mestra à piazada.
Responde unzinho, instantâneo:
“Depende da cacetada!”
Osvaldo Reis – PR

Passa o efeito do remédio
e o velho, sem jeito, avisa:
– Demorou demais o assédio
e o “furacão” virou "brisa"!
Therezinha Brisolla – SP

===============================

LÍRICAS E FILOSÓFICAS

Grande mesmo é quem descobre
que ser grande é ser alguém
que abre espaço para o pobre
tornar-se grande também.
A. A. de Assis – PR

São Paulo tem tanta rua
bem difícil de encontrar,
mas sempre descubro a tua,
onde iremos nos amar!
Alberto Paco – PR

Não irá jamais embora
quem deixou tanta amizade;
a despedida de agora
é presença na saudade.
Almir Pinto de Azevedo – RJ

Eu quero ser o seu vinho,
o cálice que inebria;
ser seu parceiro no ninho,
ser madrugada, seu dia!
A.M.A. Sardenberg – RJ

Faço versos com carinho
– mas a musa intrometida
quer mexer, e faz beicinho,
na minha Trova da Vida!...
Ari Santos de Campos – SC

Longe, perdidos na bruma,
vão meus sonhos a vagar...
Sem dó, no rastro da espuma,
lancei-os todos ao mar!
Amaryllis Schloenbach – SP

Te quiero siempre a mi lado
te quiero con el rocío,
te quiero porque me has dado
cobijo para mi frío...
Angela Desirée – Venezuela

Sussurrando com ternura,
prova a fonte, sem revolta,
como é possível ser pura,
mesmo tendo lama em volta!
Carolina Ramos – SP

Meu amor, vamos fazer
uma aposta gostosinha?
Tu me ganhas se eu perder,
se eu ganhar tu serás minha...
Clênio Borges – RS

O domingo é do Senhor,
dia pascal do cristão.
Vamos ao altar do Amor
enriquecer-nos do irmão.
Cônego Telles – PR

Quien no sabe respetar
nunca será respetado.
Respeto es poder lograr
el ser, por el mundo honrado.
Cristina Olivera Chávez – EUA

No silêncio do meu grito
ouço a voz da solidão...
Nos meus versos deixo escrito
como está meu coração.
Dáguima Verônica – MG

O estilingue... a mira... o ataque...
o despencar no vazio...
o peito sangrando... o baque...
e o som pungente de um pio...
Darly O. Barros – SP

Que tenhas muita ventura
no  universo do teu lar,
que só o amor e a ternura
possam  contigo,  ficar!
Delcy Canalles – RS

O que tem de mais bonito
na vida de um sonhador,
é poder ver o infinito
da beleza interior.
Djalma da Mota – RN

Foste embora e, na saudade,
a ofensa se fez lição:
descobri que o amor-verdade
se alicerça no perdão!
Domitilla Borges Beltrame – SP

Foto, lembrança embaçada
que invade o meu coração,
minha infância perpetuada
num pedaço de cartão.
Dorothy Jansson Moretti – SP

Nossos silêncios serenos
não nos constrangem jamais:
quando lábios falam menos,
olhos dizem muito mais...
Élbea Priscila – SP

O pedestal de granito,
que me tolhe o movimento,
eu reesculpo no grito
e um novo destino invento.
Eliana Jimenez – SC

Votar, mais que obrigação,
é dever de todos nós.
Eu decido, com razão,
a quem darei vez e voz!
Eliana Palma – PR

A mulher trai por amor,
o homem por conveniência...
Cada qual, sendo um traidor,
trai a própria consciência.
Euclimar Barreto Porto – RJ

A dor que se intensifica
e amedronta os dias meus
é pensar na dor que fica
depois da palavra adeus!
Francisco Garcia – RN

O mar é o mais doce amante,
pois não cansa de beijar,
num lirismo alucinante,
toda praia que encontrar!
Gislaine Canales – RS

Procurei no seu olhar,
encontrei nele uma ponte,
para seus lábios beijar
e o amor jorrar da fonte.
Hulda Ramos – PR

O bilro, velho instrumento,
que entrelaçou tantas rendas,
tece, agora, num momento,
as rimas de minhas lendas.
Ieda Lima – RN

Não choro o tempo perdido
num caminho mal traçado;
o que já foi percorrido,
bem ou mal foi caminhado...
Istela Marina – PR

Se o coração de quem ama
fosse capaz de compor,
o eletrocardiograma
seria um hino de amor!
Jaime Pina da Silveira – SP

Luzes! Músicas! E a mesa
como nunca alguém sonhou!
Mas havia uma tristeza
que eu não sei por onde entrou…
Janske Schlenker – PR

A mais formosa das flores
não emite um só queixume
e mesmo por entre dores
não se extingue o seu perfume
J.B. Xavier – SP

Sentimento de ternura
se intromete na lembrança
dos sorrisos de ventura
dos meus tempos de criança.
Jeanette De Cnop – PR

Tão longe busquei o amor,
por que fui tão longe assim?
Tanta busca, tanta dor,
e estavas perto de mim...
Jessé Nascimento – RJ

Cessa a chuva... e por instantes
o arco-íris, lá em cima,
ilumina os habitantes
e o poeta encontra a rima.
Jorge Fregadolli – PR

Quero achar o GPS,
neste mundo de maldade,
que me diga que conhece
onde está a felicidade...
José Fabiano – MG

Cultivemos o jardim
do amor, com perseverança,
para que seja o estopim
de um futuro de esperança.
José Feldman – PR

Eu fico muito contente
se alguém, com desembaraço,
ao ler os meus versos, sente
o que eu sinto quando os faço.
José Lucas de Barros – RN

Quebrado e quase a ruir,
o coqueiro sobre o mar
parece quem vai partir,
com vontade de ficar!
José Messias Braz – MG

Enquanto os corpos fugiam
e as mãos nem eram tocadas,
nossas almas já dormiam
há muito tempo abraçadas!
José Ouverney – SP

Cante a paz, o amor fecundo,
torne a vida mais risonha
e sem mágoas, porque o mundo
não perdoa a quem não sonha!
José Valdez – SP

Levo pela vida afora
este dilema sem fim:
o "sim" que eu neguei outrora
fez mal ou bem para mim?!...
Lucília Decarli – PR

Nem o sofista profundo
esta verdade falseia:
quem se julga rei do mundo
é um pequeno grão de areia!
Luiz Carlos Abritta – MG

Suba até Vós meu clamor,
protegei-nos da maldade,
eu vo-lo peço, Senhor,
em nome da humanidade!
Luiz Damo – RS

Tem seu momento assinado,
desde o ventre, o filho arteiro:
um gol à vida marcado,
naquele chute primeiro!
Mª da Conceição Fagundes – PR

Buscar caminhos amenos,
inovar o dia a dia,
errar menos...sempre menos...
também é sabedoria.
Mª da Graça de Araújo – PR

No plano da minha vida,
repleto de paz e luz,
em Deus encontro a saída,
caminho que me conduz!
Mª Luiza Walendowsky – SC

Olho a praça abandonada
e me ponho a imaginar
uma saudade sentada
sem ter com quem conversar!
Mª Madalena Ferreira – RJ

Ante os pobres, ter piedade,
ter doçura e compaixão,
é provar a suavidade
que brota do coração.
Marina Valente – SP

É  pura  e  doce  poesia
caminhar  à beira-mar,
envolvida em fantasia,
sem ver o tempo passar.
Marta Campista Codeço – RJ

Vais partir e as minhas queixas,
ao te perder por inteiro,
são as esperas que deixas
dormindo em meu travesseiro...
Martha M. Paes de Barros – SP

As marcas do teu batom
deixadas no meu cristal,
têm sabor e têm o tom
de um grande amor, no final...
Maurício Friedrich – PR

O astronauta que flutua
muito tem a lamentar:
quanto mais perto da lua
mais distante do luar.
Nei Garcez – PR

Sonhos são fios de seda
entrelaçando os espinhos
que encontro pela vereda
em busca dos teus carinhos...
Nilton Manoel – SP

Se nada é assim tão lindo
do jeito  que foi sonhado,
que tudo seja bem-vindo...
e, vindo, que seja amado.
Olga Agulhon – PR

Em meu retorno ao passado,
fantasias, ilusão,
ainda corro a teu lado,
nas ondas do coração...
Olga Maria Ferreira – RS

Amor cigano, utopia,
triste  busca por alguém;
quem tem um amor por dia
não tem o amor de ninguém.
Olympio Coutinho – MG

Pra que serve a trova enfim?
– É singular terapia,
que não me permite, a mim,
cair na melancolia.
Raymundo Salles Brasil – BA

O mestre faz da alma um templo
para ouvir nossa oração,
e nos mostra que é o exemplo
que ensina qualquer lição.
Renato Alves – RJ

Cansada, sem me deter,
venho de longe, mas venho.
Bem melhor que interromper
é ter a idade que eu tenho.
Rita Mourão – SP

A vida é mesmo um sabão:
muito zelo ao caminhar...
Um simples escorregão
pode a tua vida anular.
Roberto Acruche – RJ

A semente pequenina,
sob a terra, protegida,
é a assinatura divina
no grande livro da vida!
Selma Patti Spinelli – SP

Na calada desta noite
míseras vozes ouvi...
Soaram como um açoite
no conforto do organdi.
Sinclair Casemiro – PR

Entre as pedras do caminho,
deixei um sonho disperso,
que morreu longe, sozinho,
nas rimas tristes de um verso!
Sônia Sobreira – RJ

Sou navegante do rio
que tem por fonte a paixão
e deságua, sem desvio,
na foz do teu coração!
Wanda Mourthé – MG

Causador da minha insônia,
motivo do meu sorriso,
sem nenhuma cerimônia
me transporta ao paraíso!
Vânia Ennes – PR

Honestidade é a conduta
de quem escolhe na vida
a liberdade, absoluta,
de andar de cabeça erguida.
Wandira Fagundes Queiroz – PR

====================================
Visite:
===================================

Nenhum comentário: