quinta-feira, 29 de maio de 2014

TROVIA - JUNHO DE 2014


---------------------------------------
Inesquecíveis
--------------------------------------

Amei-te só de me olhares,
o coração adivinha:
Deus faz as almas aos pares,
fez a tua e fez a minha
Américo Durão

A velhice é idade linda,
e não me assusta jamais...
Só não gosto mais ainda
porque ela é curta demais!...
Dom Nivaldo Monte

O gênio nunca se exalta
se o vulgo lhe diz asneiras.
– As moscas não contaminam
o cimo das cordilheiras...
F. Luzia Netto

Desconfio que a saudade
não gosta de ti, meu bem.
Quando tu vens, ela vai...
quando tu vais, ela vem...
Luiz Otávio

Ah se eu pudesse saber
qual a mulher que ele quer!
Que não iria eu fazer
para ser essa mulher?
Magdalena Léa

Ah, saudade, esta verdade
jamais a gente abandona:
vai-se a dona da saudade,
fica a saudade da dona!
Maia D’Athayde – PE

O poeta, em sua lida,
ainda que o mundo o afronte,
tem sempre um sopro de vida
que o leva além do horizonte...
Milton Nunes Loureiro

Não tenho calma!... Não posso
esquecer tão de repente
o grande amor que foi nosso
e hoje em dia é meu somente...
Nydia Iaggi Martins

------------------------------------------
Brincantes
------------------------------------------

Bêbado morre afogado,
e o "colega" diz, formal:
– Ele num tava habituado,
bebeu água... se deu mal.
Dorothy Jansson Moretti

– Homem que é homem dá duro,
procure um trabalho, diacho!
– Procurar até procuro,
mas, graças a Deus... não acho!
Élbea Priscila – SP

Buraco de fechadura,
na minha infância inocente,
era a perfeita moldura
das belas primas da gente!
Héron Patrício – SP

Só três?! (o paizão lamenta),
vendo os bebês no bercinho.
Ah, se a rede não rebenta,
"nóis enchia” esse quartinho!
Jaime Pina da Silveira – SP

Depois de um beijo molhado,
sentiu algo diferente...
Perguntou ao namorado:
– Onde foi parar meu dente?
Mª Lúcia Godoy Pereira – MG

Foi à loucura a torcida
porque a mulher do goleiro,
em gandula convertida,
dava bola ao time inteiro...
Newton Vieira – MG

A trova nos apresenta
detalhes que nos comovem:
os menores de sessenta
são chamados de “ala jovem”...
Osvaldo Reis – PR

Da abelha o casal tem tudo:
primeiro o mel da paixão;
segunda fase –  abelhudo;
terceira  fase – ferrão!...
Roza de Oliveira – PR

------------------------------------------
Líricas e filosóficas
-------------------------------------------
A vida, além de um prazer,
é a chance que a gente tem
de, mais que apenas viver,
ser luz na vida de alguém.
A. A. de Assis – PR

Nas trilhas da minha vida
és um sol  a chamejar
tal qual a luz refletida
por um farol sobre o mar.
Agostinho Rodrigues – RJ

Se cada um decidir
olhar pelo bem do povo,
paramos de poluir
e o sol brilhará de novo!
Alberto Paco – PR

Aos céus envio um recado,
Deus não vejo em meu apelo...
Porém se O tenho a meu lado,
para que preciso vê-Lo?
Almir Pinto de Azevedo – RJ

Se minha trova não for
para semear o bem,
não faço, nem por favor;
não fará falta a ninguém!
Amilton Monteiro – SP

Na distante mocidade,
só taperas construí...
Pela vida, na verdade,
eu passei, mas não vivi.
Angélica Villela Santos – SP

Não se faz mais amizade
como dantes se fazia...
Hoje até felicidade
anda assim: meio vazia.
Ari Santos de Campos – SC

Se alguém te humilha, perdoa,
e se alguém te fere, esquece.
Ódio guardado magoa,
só o amor envolve e aquece.
Arlene Lima – PR

Para ficar ao teu lado,
o que quiseres serei:
serei teu amo ou criado,
personal lover ou rei...
Bruno Pedina Torres – RJ

Cai a tarde... a alma descansa,
vendo o mar de calmas águas...
– Ah! se essa maré, tão mansa,
pudesse lavar-me as mágoas!!!
Carolina Ramos – SP

Eu trago no pensamento
tantas angústias e apelos,
e sinto inveja do vento
quando roça os teus cabelos.
Clenio Borges – RS

Fumo escuro, céu cinzento,
todo o ar contaminado...
e o ser humano - avarento -
mata e morre sufocado!
Colavite Filho – SP

Nosso anel só de ternura,
elo de eterno esplendor,
guarda em firmeza e espessura
toda a beleza do amor.
Conceição Abritta – MG

Traz-me a árvore lembrança
dos verdes anos, agora.
Como foi bom ser criança,
com meus sonhos desde a aurora.
Cônego Telles – PR

Ponha luz no seu caminho,
pinte a estrada de alegria,
deixe um rastro de carinho,
faça um mundo de poesia!
Dáguima Verônica – MG

Um fio de água barrenta,
à ponte, num balbucio:
- Velha ponte, vê se aguenta,
até que eu volte a ser rio!...
Darly O. Barros – SP

Uma “bomba de luares”
e uma “cuia de afeição”,
eis as formas singulares
de se tomar chimarrão!
Delcy Canalles – RS

Beijo nas faces, carícias
– como tantas, inocentes;
mas abraços são primícias
dos desejos mais ardentes!
Diamantino Ferreira – RJ

Da mãe tristonha no asilo
brota uma dor que esfacela:
cuidou de dez e um pupilo
e os onze não cuidam dela.
Dinair Leite – PR

Distante é grande a vontade,
saudade no peito bate...
Antes matar a saudade
que deixar que ela nos mate.
Djalma da Mota – RN

Das ofensas de um irmão
não guardes nenhum rancor,
que um minuto de perdão
vale uma vida de amor!
Domitilla Borges Beltrame – SP

De nossa firme aliança
depende a preservação
do mundo, que é nossa herança
à próxima geração.
Eliana Jimenez – SC

Só, no palco iluminado,
ante a cadeira vazia,
não via o salão lotado:
só sua ausência sentia!
Eliana Palma – PR

Vivo em constante conflito,
entre o delírio e a razão:
– meu sonho alcança o infinito...
meus pés... tropeçam no chão.
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Neste instante derradeiro,
em que nada mais restou,
sou errante marinheiro
que na saudade afundou...
Ester Figueiredo – RJ

Minha alma tão pequena
perto de um mar tão profundo
torna-se grande e serena
para as ressacas do mundo.
Fátima Panisset – RJ

Brinquedos bons eu não tinha,
mas sabia achar maneira,
e com latas de sardinha
eu tinha uma frota inteira.
Flávio Stefani – RS

Revendo entulhos e tacos,
na tapera dos meus sonhos,
chorei por ver tantos cacos
dos meus dias mais risonhos!
Francisco Garcia – RN

Com a visão embaciada
e o caminhar pouco ereto,
vejo o esplendor da alvorada
pelos olhos do meu neto.
Francisco Pessoa – CE

Nos olhos o mesmo brilho
e este orgulho que nos trai,
quando no peito de um filho
bate um coração de pai!
Gabriel Bicalho – MG

Mesmo que a tantos iluda
com diversas abordagens,
história de amor não muda,
mudam só os personagens.
Gilvan Carneiro da Silva – RJ

Meu verso é meu companheiro
no cenário da ilusão
e o universo, imenso, inteiro,
se torna pequeno então!
Gislaine Canales – SC

Sem destino, caladinho,
travesso no que produz,
vaga-lume é garotinho
pichando a noite de luz.
Humberto Del Maestro – ES

Seu beijo me dá prazer,
me faz perder o juízo...
Eu nem preciso morrer
para entrar no paraíso!
Istela Marina – PR

Não haverá sociedade
que possa ser construída
sem a fé na humanidade
e o respeito pela vida!
J.B. Xavier – SP

Tal judeus em sua viagem
fugindo da escravidão,
seja esta vida passagem
pra nossa libertação!
Jeanette De Cnop – PR

Mantenha a cabeça erguida,
sorria, volte a cantar...
Sem ânimo para a vida,
você não sai do lugar!
Jorge Fregadolli – PR

Em que consiste o perdão?
O que acham todos vocês?
É dar sempre a permissão:
"Pode ofender-me outra vez"?!...
José Fabiano – MG

Doce flor que desabrocha
perfumando seu cantinho,
envolvendo toda rocha
com doçura e com carinho.
José Feldman – PR

A inspiração não me veio
trazer um verso feliz,
mas em teus olhos eu leio
a trova que não te fiz.
José Lucas de Barros – RN

Ah, as lições da História,
sempre por nós esquecidas,
nunca levaram à glória
nossas lutas fratricidas.
José Marins – PR

“Mãe-Natureza”! – Eis o nome
de quem, em nome do amor,
gera o fruto e estanca a fome
do seu próprio predador!...
José Ouverney – SP

Chego a perder a esperança,
vendo ao relento, a dormir,
uma sofrida criança
sem lar, sem paz, sem porvir!
José Valdez – SP

Não vacile ante um impasse,
ninguém sem um só viveu;
tão lindo o dia renasce
da noite, que nem morreu.
Laérson Quaresma – SP

A esperança da vitória
impulsiona o caminhar,
e um dia se chega à glória,
mas não sem antes lutar!
Lucília Decarli – PR

Paz, amor, felicidade!
Palavras tão usuais,
que seriam, na verdade,
mais bonitas, se reais.
Luiz Antonio Cardoso – SP

Sempre foste minha amada
e, no doce cativeiro,
sem algema e sem mais nada,
tu me prendes por inteiro.
Luiz Carlos Abritta – MG

Se caem do céu as águas,
com tanta beleza e encanto,
por que desencanto e mágoas
há nas águas do meu pranto?
Mª Conceição Fagundes – PR

A vida é tênue fumaça,
é uma linha de retrós...
Dizem que é o tempo que passa,
mas quem passa somos nós!
Ma. Thereza Cavalheiro – SP

Sou como as uvas pisadas
pra fazer vinho e licor,
que mesmo sendo esmagadas
dão de presente o sabor.
Manoel Cavalcante – RN

Saibam todos que o trabalho
ao homem bom enobrece;
mas quem não pega no malho,
seu espírito empobrece!
Maurício Friedrich – PR

Os teus olhos patrocinam
pensamentos variados:
todos aqueles que animam
os sonhos dos namorados.
Nilton Manoel – SP

Não há fronteira na vida
que separe um grande amor,
quando a ponte foi erguida
pelas mãos do Criador.
Olga Agulhon – PR

Ante tanta aberração
num mundo fora dos trilhos
pergunto ao meu coração:
– O que eu ensino aos meus filhos?
Olympio Coutinho – MG

Trovador que espalha o sonho
que lhe mora n’alma inquieta
revela ao mundo tristonho
a bênção que é ser um poeta!
Renato Alves – RJ

Dos instantes devotados
a cada luta vencida,
todos estão retratados
no painel da minha vida.
Roberto Acruche – RJ

Ante as agruras da vida,
não se entregue facilmente:
Após a névoa temida,
o "sol" brilha novamente.
Ruth Farah – RJ

No embalo da serenata,
quisera ser como a lua
vestindo com tons de prata
os homens tristes da rua!
Selma Spinelli – SP

Minha esperança, em essência,
bem mais que estreitar os laços,
é fazer da tua ausência
uma presença... em meus braços.
Sérgio Ferreira da Silva – SP

Deixei-te... Agora eu lamento
a  decisão da partida,
pois vi que o arrependimento
põe gosto de sal na vida!
Thereza Costa Val – MG

Ao raiar de um novo dia,
quantas razões de viver!
A esperança se irradia
nas brumas do amanhecer!
Wagner Lopes – MG

No grande palco da vida,
temos de ser bons atores,
pois a dureza da lida
não favorece amadores.
Wanda Mourthé – MG

Finge o sol, quando declina,
que se cansou do fulgor,
dando à estrela pequenina
seu momento de esplendor.
Wandira F. Queiroz – PR

Nosso amor, nossos carinhos,
vão conosco na viagem,
pondo flores nos caminhos
e embelezando a paisagem!
Yedda Patrício – SP

===========================  
 Visite: 
http//www.falandodetrova.com.br/
=================================

Nenhum comentário: