terça-feira, 30 de outubro de 2012

TROVIA - NOVEMBRO DE 2012


Trovia
 Coordenador: A. A. de Assis
 Revista virtual de trovas

Ano 13 – n. 155 – Novembro de 2012
               =================

                     Trovadores em Natal - 2012


                 Inesquecíveis

Quantas sedas aí vão,   
quantos alvos colarinhos...
São pedacinhos de pão
roubados aos pobrezinhos!
Antonio Aleixo

Mais do que a cobra, a meu ver,
você pode envenenar:
– a cobra tem que morder,
mas você só basta olhar!
Antonio Roberto

Dotada de amor profundo,
meiga e doce em seu mister,
que graça teria o mundo,
sem a graça da mulher?
Aparício Fernandes

Todos os picos da serra,
nos Andes... nos Pirineus,
são dedos grandes da Terra
mostrando a casa de Deus.
Célio Grunewald

A juventude é divisa
que a vida nos dá de graça,
e a gente só valoriza
muito depois que ela passa.
Helena Kollody

Não lastime, anjo risonho,
nada ter para sonhar.
Pior  que não ter um sonho
é ver um sonho acabar.
Lilinha Fernandes

=========================

Brincantes

Bichinho cheio de manha,
terno e manso quando quer;
mas, zangado, morde e arranha:
– É gato? – Não... é mulher!
Carolina Ramos – SP

Bem no meio do apagão,
a velhinha grita: – Oba!
Quem sabe na escuridão
sou “vítima” da mão boba!
Élbea Priscila – SP

O mundo, para que mude,
não requer muito cuidado.
Basta fazer a virtude
gostosa como o pecado...
José Fabiano – MG

Meu sogro nem “manda brasa”,
mas, quando está de veneta,
deixa a “mala velha” em casa
e sai com qualquer “maleta”...
Maria Nascimento – RJ

Indo por outros caminhos,
neste mundo, às vezes, rude,
vou fugindo dos espinhos,
pois das mulheres não pude!
Nilton Manoel – SP

Da sapa ao sapo safado,
ao lhe negar um beijinho:
– Não posso, meu belo amado;
mamãe diz que dá sapinho...
Osvaldo Reis – PR

Explica a cara quebrada
no hospital, enquanto espera:
– Eu só disse ao camarada:
“Se for homem, bate!” E era...
Pedro Ornellas – SP

Certa mocinha atrevida,
com seus namoros no mato,
sempre aparece mordida
por “dentes” de carrapato...
Thereza Costa Val – MG

===========================

Líricas e filosóficas

Quem dera, um dia, as fronteiras
fossem elos nos unindo,
e houvesse, em vez de barreiras,
somente a placa: – Bem-vindo!
A. A. de Assis – PR

Quem na mata acende a chama
suja o rio e a correnteza;
joga um punhado de lama
no rosto da natureza!...
Ademar Macedo – RN

Aos céus envio um recado,
Deus não vejo em meu apelo...
Porém se O tenho a meu lado,
para que preciso vê-Lo?
Almir Pinto de Azevedo – RJ

Te recuerdo cada día
con el amor más profundo,
pues eres la vida mía
y por ti lo grito al mundo.
Ángela Desirée – Venezuela

As promessas que fizeste
nem a lua abençoou.
Tudo não passou de um teste,
pois você nunca me amou.
Angela Stefanelli – RJ

Olhando as velhas estradas
por onde andei nos teus braços,
eu vejo em tuas pegadas
o raio-x dos meus passos!
Arlindo Tadeu Hagen – MG

Ao sair pelo jardim
na tarde de primavera,
senti saudade de mim...
do botão de flor que eu era.
Benedita Azevedo – RJ

Para ficar ao teu lado,
o que quiseres serei:
serei teu amo ou criado,
personal lover ou rei...
Bruno Pedina Torres – RJ

Enganar que sou feliz
é coisa inútil, porque
meu sorriso triste diz
quanto eu sofro por você.
Conceição de Assis – MG

A noite rasga a cortina
que cobre a manhã dourada
e descobre uma menina,
pela vida enamorada!
Dáguima Verônica – MG

Tudo igual, mas diferente:
por mais que eu tente negar,
tua ausência, em meu presente,
faz diferente esse mar...
Darly O. Barros – SP

Em meus sonhos de criança,
desejei pescar a Lua
e pus anzóis de esperança
nas poças d’água da rua!
Delcy Canalles – RS

Na casa de quem escreve
há sempre papel no chão:
não perde tempo quem deve
segurar a inspiração!
Diamantino Ferreira – RJ

Vejo o mundo da janela
na minha crise de fé.
Ando cega e sem tutela
remando contra a maré...
Dinair Leite – PR

Sem razão, faço queixumes
dos beijos que não lhe dei.
Talvez sentindo ciúmes
de alguém que não conquistei.
Djalma da Mota – RN

A paixão com hora incerta
e urdida de angústias lentas
é feito um mar que desperta
em dolorosas tormentas!
Eduardo A. O. Toledo

Triste destino bizarro
de um país na contramão:
alunos chegam de carro;
professor, de lotação.
Eliana Jimenez – SC

O sol, que incha a semente
e aquece a muda pequena,
torna também, inclemente,
a mão que planta... morena!
Eliana Palma – PR

Só se salva de verdade,
nesta enchente de amargor,
quem faz da fraternidade
o seu barco salvador!
Flávio Stefani – RS

Pelas manhãs vou buscando
minha esperança perdida...
Há sempre um sonho vagando
nas alvoradas da vida!
Francisco Garcia RN

Sendo o fim de longa espera,
sabendo que sou seu dono,
voltou a ser primavera
em minha vida de outono...
Gilvan Carneiro – RJ

Areias que nos esperam,
mar azul, querido e quente;
amizades que fizeram
da gente muito mais gente!
Gislaine Canales – SC

A manhã recita um salmo,
passa o vento mais amigo,
e é nesse momento calmo
que Deus conversa comigo.
Humberto Del Maestro – ES

A escolha que fiz um dia
é prece que se renova,
quando faço da alegria
matéria-prima da trova.
Ieda Lima – RN

Diz-me esta ruga esculpida,
entalhe que o tempo fez,
que a primavera da vida
só nos floresce uma vez.
Jaime Pina da Silveira – SP

Dei-te o melhor dos abraços,
do mais profundo querer...
Mas a força dos meus braços
não conseguiu te prender!
Janske Schlenker – PR

Não haverá sociedade
que possa ser construída
sem a fé na humanidade
e o respeito pela vida!
JB Xavier – SP

Fiquei sozinha, esquecida,
e o fato se deu porque
também me esqueci, na lida,
de pensar tanto em você.
Jeanette De Cnop – PR

Na moldura da janela,
o busto que me fascina
toda manhã se revela
entre as dobras da cortina!
Joana D’Arc – RJ

Doce flor que desabrocha
perfumando seu cantinho,
envolvendo toda rocha
com doçura e com carinho.
José Feldman – PR

Enquanto a emoção se alteia
sobre as dunas, a rolar,
a vida brinca na areia
ouvindo a canção do mar.
José Lucas de Barros – RN

É da palavra o meu reino,
onde sou mero plebeu.
Faço dos versos meu treino,
das trovas um ateneu.
José Marins – PR

"Mãe-Natureza"! – Eis o nome
de quem, em nome do amor,
gera o fruto e estanca a fome
do seu próprio predador!...
José Ouverney – SP

Chego a perder a esperança,
vendo ao relento, a dormir,
uma sofrida criança
sem lar, sem paz, sem porvir!
José Valdez – SP

A esperança da vitória
impulsiona o caminhar,
e um dia se chega à glória,
mas não sem antes lutar!
Lucília Decarli – PR

Nem o sofista profundo
esta verdade falseia:
quem se julga rei do mundo
é um pequeno grão de areia!
Luiz Carlos Abritta

Com volúpia e desvario,
neste amor vou mergulhar...
Eu me sinto como o rio,
que se atira para o mar!
Ma. Thereza Cavalheiro – SP

Nosso amor foi tão ranzinza
que explodiu como um vulcão,
deixando somente a cinza
no meu pobre coração.
Maurício Friedrich – PR

Há emoções que a gente sente,
e que encantam tanto, tanto,
mas, se expressas verbalmente,
perdem parte desse encanto.
Nei Garcez – PR

Estou aqui de passagem
neste mundo de ilusões;
com fé, amor e coragem
vou vencendo as tentações.
Neiva Fernandes – RJ

Se nada é assim tão lindo,
do jeito que foi sonhado,
que tudo seja bem-vindo...
e, vindo, que seja amado.
Olga Agulhon – PR

Ó meu doce canarinho,
abre as asas contra o vento
e leva, pelo caminho,
nas asas, meu pensamento...
Olga Maria Ferreira – RS

Arvoredo é sombra certa,
grande abrigo pela estrada,
flor e fruto e fronha aberta
para o filho sem pousada.
Olivaldo Júnior – SP

Ante tanta aberração
num mundo fora dos trilhos
pergunto ao meu coração:
– O que eu ensino aos meus filhos?
Olympio Coutinho – MG

Ao repensar minha história
encontrei, com emoção,
por trás de cada vitória
um mestre no coração!
Renato Alves - RJ

Minhas trovas  são abraços:
mil braços vou abraçar
nos mil infinitos laços
que a trova sabe engendrar.
Roza de Oliveira – PR

Minha esperança, em essência,
bem mais que estreitar os laços,
é fazer da tua ausência
uma presença... em meus braços.
Sérgio Ferreira da Silva – SP

A trova é tão pequenina,
mas quanta beleza encerra;
feliz de quem tem a sina
de espalhá-la pela Terra!
Sônia Ditzel Martelo – PR

Sei que viver é lutar,
mas luto em desigualdade.
Eu sou concha e a vida é o mar
em noite e tempestade.
Therezinha Brisolla – SP

Meu relógio, de hora em hora,
badala a mesma canção:
aquela trilha sonora
que embalou nossa afeição.
Vanda Alves da Silva – PR

Em frente à porta fechada,
bate a criança carente,
flor murcha, a custo vingada
na safra dos quase gente...
Vanda F. de Queiroz – PR

Meu jogo, audaz e exigente,
encara a carta que der,
mas com você, frente a frente...
jogo charme de mulher!
Vânia Ennes – PR

Ao raiar de um novo dia,
quantas razões de viver!
A esperança se irradia
nas brumas do amanhecer!
Wagner Lopes

O teu silêncio me afronta;
nem breve mensagem veio,
mas meu amor faz de conta
que a culpa é só do correio.
Wanda Mourthé – MG

Nas noites de lua cheia,
meu espírito, a vagar,
por entre estrelas passeia
esperando te encontrar...
Yedda Maia Patrício – SP

O perdão é tão sublime
que, por mais que a ofensa doa,
põe uma paz que redime
no coração que perdoa.
Zenaide Marçal – CE


================================
Visite:
http://poesiaemtrovas.blogspot.com.br/


Nenhum comentário: