terça-feira, 29 de janeiro de 2013

TROVIA - FEVEREIRO DE 2013




Trovia
 Coordenador: A. A. de Assis
 Revista virtual de trovas
Ano 14 – n. 158 – Fevereiro de 2013
==========================




Inesquecíveis

Só Deus tem uma resposta
mas ninguém sabe qual é.
A nossa vida é uma aposta
que se joga com a Fé.
Ademar Macedo

– Bom dia, Felicidade...
com tanta pressa aonde vais?
– Vou plantar uma saudade
onde o amor não volta mais!...
Augusto Rubião

Amo a virtude maciça
de certas almas, o dom
de quem sofrendo injustiça
tem coragem de ser bom.
Francisco Capibaribe

Minha viola de pinho,
vê o que traz teu tocador:
cabeça tonta de vinho,
coração tonto de amor.
Francisco de Matos

Pode o homem ser vassalo,
desde porém que a mulher
não pense nunca em trocá-lo
por outro escravo qualquer...
Jorge de Pádua

Só te peço amor sincero,
e o céu será todo nosso.
Se sou tua – que mais quero?
Se sou mulher – que mais posso?
Magdalena Léa

===============
Brincantes

Namorou de forma incauta
a madame do soçaite...
E agora culpa o internauta
por um vírus no seu... site!
Edmar Japiassú Maia – RJ

O meu vizinho se poupa,
já que o cansaço é normal...
Quando fala: "Tira a roupa!",
tira a roupa do varal...
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Há na velhice um defeito
que odeio sobremaneira:
a gente perde o direito
de também fazer besteira...
José Fabiano – MG

Ando tão só, meu irmão,
com o arrocho da mulher;
já sei ligar o fogão,
frito ovos, lavo o talher.
José Marins – PR

Depois de um beijo molhado,
sentiu algo diferente...
Perguntou ao namorado:
– Onde foi parar meu dente?
Mª Lúcia Godoy Pereira – MG

Diz o cinquentão vaidoso:
– “Eu sou madeira de lei!”
E a mulher, em tom jocoso:
– “Então deu cupim…que eu sei !”
Marta Paes de Barros – SP

Tal calor e tanta graça
em minha amada encontrei,
que, de maria-fumaça,
um trem-bala eu me tornei.
Osvaldo Reis – PR

Gongórico tão fecundo
no trajar e na caneta
que o seu filho veio ao mundo
de gravata borboleta!
Roza de Oliveira – PR

=========================
Líricas e filosóficas

Amigo é bênção que a gente
acolhe no coração
como o mais belo presente
que Deus e a vida nos dão!
A. A. de Assis

A noite inteira acordado
e a inspiração não chegou.
Um poeta amargurado,
foi somente o que restou.
Alberto Paco – PR

Ante a doida correria
de um povo que vai e vem,
nas cidades de hoje em dia
ninguém conhece ninguém.
Agostinho Rodrigues – RJ

Eu quero ser o seu vinho,
o cálice que inebria;
ser seu parceiro no ninho,
ser madrugada, seu dia!
A. M. A. Sardenberg – RJ

Sem fazer-me de rogada,
só persiste uma verdade:
a trova em mim fez pousada,
trazendo a felicidade.
Andréa Motta – PR

O amor, para muita gente,
é diversão perigosa.
Quem não sabe ser prudente
transforma em espinho a rosa.
Arlene Lima – PR

Em noites frias, sem lua,
quando meus versos componho,
eu cubro a verdade nua
com meu casaco de sonho.
Antonio Juraci Siqueira – PA

Seguindo a rota da lua,
as nuvens não me detêm.
Com tantos riscos na rua,
na lua vou viver bem.
Ari Santos de Campos – SC

Por ter nas mãos quando querem
nossa alma, alheia aos perigos,
os “amigos”, quando ferem,
ferem mais do que inimigos!
Carolina Ramos – SP

Se eu for a todos dizer
o que está no coração,
num livro não vai caber
toda a minha gratidão.
Cidinha Frigeri – PR

Ainda bem que tenho os meios
de não ficar tão sozinha:
desenho e bordo, abro e-mails,
faço versos na cozinha...
Clevane Pessoa – MG

Entre o sonho e a realidade,
vendo o meu filho eu pensei:
eis a mais bela verdade
de tudo quanto sonhei!
Conceição de Assis – MG

Meu perdão foi um tributo
a uma lágrima suspensa:
– um detalhe diminuto,
mas que fez a diferença…
Darly  O. Barros – SP

Contra os males da existência,
a  trova  é  o  melhor  remédio:
supre  o  vazio  da  ausência,
poetiza   o   próprio   tédio!
Delcy  Canalles – RS

Lua, que vagas serena
na amplidão do azul celeste,
traz consolo à minha pena,
leva a dor que me trouxeste!
Diamantino Ferreira – RJ

Duas raízes na vinha
juntas não iam vingar.
Se uma era erva daninha,
outra era flor luminar.
Dinair Leite – PR

Com altivez, disse um dia:
– “Ir procurar-te? Jamais!”
Mas a saudade vadia
não respeita o “nunca mais”...
Domitilla B. Beltrame – SP

Dispenso festas, mantenho
com elas pouca amizade,
pois quem tem o amor que eu tenho
só pensa em privacidade.
Élbea Priscila – SP

Minhas rotas saltimbancas
oscilam nesta escalada:
há nuvens amenas, brancas,
outras balançam-me a escada.
Eliana Jimenez – SC

Só, no palco iluminado,
ante a cadeira vazia,
não via o salão lotado:
só sua ausência sentia...
Eliana Palma – PR

Sempre que a lágrima desce
e insiste em molhar-me a face,
eu uso o lenço da prece...
e é como se eu não chorasse...
Ercy Marques de Faria – SP

Deus, garimpeiro maior,
vai, no seu mister profundo,
salvando o bom e o melhor
que há nos garimpos do mundo.
Flávio Stefani – RS

Há uma sombra em meu caminho
que me segue...e, mesmo assim...
nem quer me deixar sozinho
nem diz o que quer de mim!
Francisco Garcia – RN

Ser  papai é um dom divino,
ser avô faz tanto bem;
quem me dera ser menino
para ter avô também.
Francisco Pessoa – CE

No mar azul, taciturno,
dos teus olhos ao luar,
ponho o veleiro noturno
do meu sonho a te buscar.
Gabriel Bicalho – MG

Quero dizer-te um segredo
 que não confio a ninguém:
 "eu te amo", e estou com medo!
 E peço aos anjos amém.
Gledis Tissot – SC

Um mundo melhor... queria,
para deixar aos meus netos,
onde imperasse a alegria
numa transfusão de afetos!
Gislaine Canales – SC

Inspiração, sonho, rima,
fantasia e alma de esteta,
eis toda a matéria-prima
com que se faz um poeta!
Héron Patrício – SP

Que jornadas gloriosas
fiz ao longo dos caminhos.
Enchi meus braços de rosas
e nem notei os espinhos.
Janske Schlenker – PR

Tendo por espelho o mar
e o espaço embelezando,
a lua, com seu brilhar,
o ar vai romantizando.
Jessé Nascimento – RJ

Querer ser poeta, não!
Quem é não é por querer.
Escrever do coração
não precisa saber ler.
João Batista X. Oliveira – SP

Não me indagues por que te amo.
Não saberia dizer.
Eu te amo só porque te amo.
Que outra razão pode haver?
João Costa – RJ

Cigana, linda boneca,
tu sondas meu coração,
na estranha biblioteca
da palma da minha mão...
Josafá S. da Silva – RJ

Uma chave carregamos,
porta de um mundo melhor;
entretanto não largamos
a muleta de um pior.
José Feldman – PR

Elaborei belos planos,
mas esta vida é tão curta,
e os sonhos de muitos anos
o mundo agora me furta!
José Lucas de Barros – RN

Ao me afastar de teus braços
tive perdas, mas, enfim...
sou dono dos próprios passos;
voltei outra vez pra mim.
José Ouverney – SP

Enquanto a chuva, lá fora,
escorre pela vidraça,
choro meu pranto que, embora
passando a chuva, não passa.
Laérson Quaresma – SP

Sonatas intercaladas
antes, durante e depois...
E em nossa pele, trocadas,
as digitais de nós dois!
Lucília Decarli – PR

Casaste... triste eu sofria,
pois vestiste, bem contente,
a camisola macia
que eu te dera de presente!
Luiz Carlos Abritta – MG

A vida é palco, onde há canto
de maldade, espanto e dor...
Não há cortina, entretanto,
que feche um palco de amor!
Mara Mellini – RN

Quem deixa a vida pacata,
pra se prender a tormentos,
tem nó, que nunca desata,
no cordão dos sentimentos.
Marcos Medeiros – RN

Nas noites de sofrimento,
quer físico, quer moral,
na fé procurei o alento
e encontrei novo alto-astral.
Maria Ignez Pereira – SP

Iluminando o meu ser,
o teu sorriso comprova
que a cada alvo amanhecer
o meu amor se renova.
Mª Luiza Walendowsky – SC

Aquele que um Deus aceita
e encontra a paz nos seus ritos, 
nem sente que a vida é feita
de um turbilhão de conflitos.
Maria Nascimento – RJ

Ponho os olhos no infinito
e me recordo da infância:
do passado escuto um grito
no silêncio da distância...
Mª Thereza Cavalheiro – SP

Tenho uma coisa a dizer
a você que não me entende:
ninguém tem nada a vender,
porém todo mundo vende!
Mário Zamataro – PR

Nas asas da liberdade
firmei meu corpo a voar,
pois ser livre é ter vontade
de não parar de sonhar!
Messody Benoliel – RJ

Eu trago, junto do peito,
silente, a lembrar, constante,
o teu retrato, que estreito
feito uma joia galante.
Maurício Friedrich – PR

A vida é feita de escolhas:
os acertos festejamos...
O duro é virar as folhas
nas tantas vezes que erramos...
Milton Souza – RS

Quando o amor fica em ruína,
sem chão, paredes... ou teto,
o alicerce nos ensina
que só o carinho é concreto.
Olga Agulhon – PR

Toda noite quero vê-las,
mas não vejo (que saudade!).
Cada noite sem estrelas
não é noite de verdade.
Olivaldo Júnior – SP

Trovador que espalha o sonho
que lhe mora n’alma inquieta
confessa ao mundo, risonho,
a bênção que é ser poeta!
Renato Alves – RJ

Ó Lua que estás sozinha
namorando o imenso mar,
tua sorte é igual à minha:
amas quem não vai te amar!
Thalma Tavares – SP

Em vigília a noite passo
e a ansiedade me aniquila.
Ela chega, eu me refaço...
e finjo dormir tranquila.
Thereza Costa Val – MG

Arrumei minha bagagem
com sonhos e fantasia,
e agora, no fim da viagem,
abro a mala... está vazia.
Vanda Fagundes Queiroz – PR

Ao passar por mim, nem para...
Sou a sombra de ninguém!
Que espaço enorme separa
meu amor do seu desdém!
Wanda Mourthé – MG


==========================
Visite:
http://poesiaemtrovas.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: