sábado, 27 de abril de 2013

TROVIA MAIO DE 2013


Trovia
Coordenador: A. A. de Assis
Revista virtual de trovas
Ano 14 – n. 161 – Maio de 2013
                ========================

INESQUECÍVEIS

Ao lembrar que o teu brinquedo
é decifrar-me, sorrio...
De nada vale o segredo
de um velho cofre vazio.
Alonso Rocha

Na distância, ao teu aceno,
quanta tristeza me invade...
O trem ficando pequeno
e, em mim, crescendo a saudade!...
Hermoclydes Franco

Minhas mãos cheias de amor
plantam amor pelas ruas...
E mais não plantam, Senhor,
porque só me deste duas!...
José Maria M. de Araújo

Tu me chamaste de louco,
mágoa nenhuma eu senti:
- de fato o juízo é pouco
de quem tem paixão por ti.
Luiz Simões Jesus

Seria a vida enfadonha
sem as dúvidas que tive.
Quem tem certeza não sonha,
e quem não sonha não vive...
Orlando Brito

Ao mesmo tempo em que mata,
mata e faz viver também...
Saudade é dor que maltrata,
maltrata fazendo o bem!
Pedro Emílio de Almeida e Silva
===============================


BRINCANTES

Promoveu grande arruaça
o marido da vizinha
ao vê-la abraçada a um “praça”
lá no banco da pracinha.
Alberto Paco – PR

Despido, ao lado da cama,
me peguei a me indagar
– Tendo nas mãos o pijama,
devo vestir ou guardar?
Amilton Maciel – SP

Deu a tantos seu carinho,
que no enlace, em confusão,
deu o sim para o padrinho 
e o beijo no sacristão!
Carolina Ramos – SP

O reumatismo atacava
meu avô em tal escala,
que o velho já se queixava
de dor até na bengala...
José Lucas – RN

O barulho era infernal:
trocavam-se tantos berros,
que a discussão, em Natal,
era ouvida em... Pau dos Ferros!
José Ouverney – SP

Mil vezes eu curtiria
o samba de uma só nota...
O duro é ouvir, todo dia,
de um chato a mesma anedota!
Osvaldo Reis – PR

Garanto não ser desprezo
eu não voltar pra você...
Ocorreu que fiquei preso
na enchente do Tietê...
Pedro Mello – SP

Diz ao dançar, enfadonha:
– Você sua!!! ... O Zebedeu,
bem caipira e com vergonha,
diz baixinho : – Vô sê seu!!!
Therezinha Brisolla – SP

===============================

LÍRICAS E FILOSÓFICAS

O livro mudou o enredo
         da história da humanidade:
        – Antes dele, a treva e o medo,  
depois dele a liberdade.
A. A. de Assis – PR

Não irá jamais embora
quem deixou tanta amizade...
A despedida de agora
é presença na saudade ...
Almir Pinto de Azevedo – RJ

Quero, por tudo e por nada,
esquecer-te a qualquer preço,
mas a distância danada
já sabe o meu endereço!
Antonio Colavite Filho – SP

Em noites frias, sem lua,
quando meus versos componho,
eu cubro a verdade nua
com meu casaco de sonho.
Antonio Juraci Siqueira – PA

Vou sem rumo, de partida,
nas águas do meu sonhar;
– a jangada é minha vida,
vou remando além do mar.
Ari Santos de Campos – SC

O amor, para muita gente,
é diversão perigosa.
Quem não sabe ser prudente
transforma em espinho a rosa.
Arlene Lima – PR

Eu sou vizinha do mar,
não temo aquela amplidão;
sem poder me devastar,
me ondeia, com restrição.
Cida Vilhena – PB

Hoje a vitória te alcança...
Cuidado ao virar a mesa;
a vida é eterna cobrança
num mercado de surpresa.
Conceição Abritta – MG

Quanto mais a idade avança
no longo tempo a correr,
eu tenho mais esperança
e mais prazer em viver...
Cônego Telles – PR

Esquece do amor o canto,
não vivas nesta ilusão;
com isso afastas o pranto,
libertas teu coração!
Cyroba Ritzman – PR

Meu amor, não me abandone
que as lembranças me devassam
e eu passo as horas insone
nessas horas que não passam...
Dáguima Verônica – MG

Na casa de quem escreve
há sempre papel no chão:
não perde tempo quem deve
segurar a inspiração!
Diamantino Ferreira – RJ

Estou sentindo deveras
minha alma enternecida,
ao ver as falsas quimeras
consumindo minha vida.
Djalma da Motta – RN

Sua luz, como um farol,
me guiou na tempestade:
fez surgir um lindo sol,
que selou nossa amizade.
Eliana Jimenez – SC

Carícias íntimas, belas,
minha maior emoção
foram chutes nas costelas:
meus bebês em gestação!
Eliana Palma – PR

Que bom se a gente pudesse
fazer tudo que não fez...
e a vida a chance nos desse
de ser criança outra vez!...
Ercy Marques de Faria – SP

Quando na praia te aqueces,
com o sol a te queimar,
percebo que o enfraqueces
de tanto ele te admirar...
Euclymar Porto – RJ

Ó cigarra destemida
o seu disfarce me encanta,
por não ter nada na vida
e ser feliz quando canta!
Francisco Garcia – RN

O mar açoita a jangada,
que amena, em seu velejar,
sem se fazer de rogada
aceita o açoite do mar.
Francisco Pessoa – CE

Os seus lábios se juntaram
aos meus lábios, certo dia:
dois corações entoaram
um hino para a alegria.
Gasparini Filho – SP

Deus é feliz lá no Céu,
tem a Mãe junto de si!...
Por que levaste, Deus meu,
a minha também pra ti!?...
Gisela Sinfrónio – Portugal

O meu viver enfadonho,
só de amarguras composto,
põe as rugas do meu sonho
sobre as rugas do meu rosto!
Gislaine Canales – SC

Espalharemos amor
para todos os irmãos,
com a ternura e o calor
que Deus pôs em nossas mãos!
Gledis Tissot – SC

Qual um pastor diligente
cuidando do seu rebanho,
pastoreio no presente
minhas saudades de antanho!
Gutemberg de Andrade – CE

Quando uma lágrima cresce
e cai dos olhos de um pai,
pesa tanto que parece
ser a própria dor que cai!
Héron Patrício – SP

Tão suave é o teu carinho:
há nele a calma de um lago...
– Tem a ternura de um ninho
e a paz de um materno afago!
Hulda Ramos Gabriel – PR

Nesta terra que volteia
sob ditames divinos,
somos meros grãos de areia,
transitórios inquilinos.
Humberto Del Maestro – ES

Longe de pranto e de dores,
o nosso amor sem cobranças
tem um perfume de flores
como o de duas crianças.
Janske Schlenker – PR

Sobrepujando os conflitos
em que o mundo se compraz,
seus braços, ninhos benditos,
são meu refúgio de paz.
Jeanette De Cnop – PR

Numa vida de fracassos
a pior constatação
é ver sonhos em pedaços,
onde bate um coração!
Luiz Antonio Cardoso – SP

Mãe é palavra sublime,
e foi sábio o português:
não criou outra que rime
com ela nem uma vez.
Luiz Hélio Friedrich – PR

Teu olhar, quanta ternura!
Tuas mãos, quanto carinho!
Teu amor, oh, que ventura
pôs a vida em meu caminho.
Jessé Nascimento – SC

Quero um relógio, querida,
cujo mágico processo
atrase a tua partida
e abrevie o teu regresso.
João Costa – RJ

Quando a gente se endivida
com o empréstimo da idade,
quantos, no Banco da Vida,
são os juros da saudade!
José Fabiano – MG

Para viver todos dias
neste planeta de agruras,
visto muitas fantasias,
mergulhando nas leituras.
José Feldman – PR

Seguimos assim andando,
ela que sempre me encanta;
eu que vou acreditando
que o casal colhe o que planta. 
José Marins – PR

Teu olhar tem tanta graça
e tanta meiguice inspira,
que, quando o meu ser te abraça,
mesmo o silêncio, suspira!!!
José Roberto P. de Souza – SP

As afrontas do passado
não guardo! Vou esquecê-las!
Pois bem sei que um céu nublado
não me deixa ver estrelas!
José Valdez – SP

Não me queres... pouco importa...
Só penso no alvorecer,
pois ele sempre abre a porta
à sedução de viver!
Luiz Carlos Abritta – MG

Amizades são pedrinhas
de brilhantes verde-mar.
Conquistadas, são rainhas,
neste mundo vão reinar.
Mª Luiza Walendowsky – SC

Por mais simples, mais modesta
que nos possa parecer,
a vida é sempre uma festa
para quem sabe viver.
Mª Madalena Ferreira – RJ

Mamãe, tua idade avança
e eu, triste, não me consolo,
porque sou sempre a criança
que precisa do teu colo!...
Maria Nascimento – RJ

Esconde o pranto depressa
e finge que estás contente,
que aos outros não interessa
saber as mágoas da gente!
Mª Thereza Cavalheiro – SP

Para escrever os sentidos,
companheiros da ilusão,
não servem versos contidos:
tem que abrir o coração.
Mário Zamataro – PR

Se navegar é preciso,
se é necessário sonhar,
eu sonho no teu sorriso,
navegando em teu olhar!
Marisa Olivaes – RS

A carícia dos seus dedos
em meu corpo, com pudor,
troca todos os meus medos
pelos delírios do amor.
Maurício Cavalheiro – SP

Toda trova sintetiza
o que pensa o seu autor;
e, nos versos, simboliza
seus sentimentos – de amor!
Maurício Friedrich – PR

Numa insônia persistente
sinto a alma espedaçada,
a imprimir na noite em frente
fria e longa madrugada.
Mifori – SP

É no relógio do tempo
que vejo o tempo passar;
alegre sem contratempo
deixo a vida me levar!
Neiva Fernandes – RJ

O amor que escolhi um dia
expõe-me à língua do povo?
Dane-se o povo! Eu faria
a mesma escolha, de novo!
Newton Vieira – MG

No espaço da folha branca
o universo do escritor
torna a vida bem mais franca
se traça versos de amor.
Nilton Manoel – SP

Carrego pouca bagagem
porque, na vida, aprendi
que, mesmo longa a viagem,
preciso apenas de ti.
Olga Agulhon – PR

Eram alegres meus olhos
e tristes eram os teus;
por serem tristes teus olhos
ficaram tristes os meus.
Olympio Coutinho – MG

Bendito quem no caminho
plantando o amor entre irmãos
tem mãos que se fazem ninho
para aquecer outras mãos!
Pedro Ornellas – SP

Se todos fossem iguais,
o que seria da gente?
– Eu posso ser um a mais,
mas você é diferente!
Raymundo Salles Brasil – BA

Doce ternura me invade
às vezes sem mais nem quê,
e me perco na saudade
quando lembro de você...
Renato Alves – RJ

Ao abrir minha janela,
inundada de luar,
mais forte a lembrança dela
fez a saudade apertar.
Roberto Acruche – RJ

O mais intenso luar
e os raios que o Sol descerra,
jamais poderão beijar
as profundezas da Terra...
Ruth Farah – RJ

Nada mais nos aproxima...
e, nessa ausência de afeto,
nós somos trova sem rima
e sem sentido completo!
Sérgio Ferreira da Silva – SP

O canto ensina que a vida
encanta em qualquer momento.
Mesmo a luta mais renhida
traz nela o seu próprio alento!
Sinclair Casemiro – PR

Do nascer à despedida,
ele é sal e sol na estrada,
ele é luz em nossa vida,
sem amor não somos nada...
Sônia Ditzel Martelo – PR

O mendigo solitário
perambula pela rua.
Ao redor, só o cenário
de uma imensa e fria lua.
Vanda Alves da Silva – PR

Num dos lances mais astutos
que a vida tem-me inspirado,
eu mostro os olhos enxutos
e escondo o lenço molhado.
Vanda Fagundes Queiroz – PR

Tendo um bom livro na mão,
viajo o mundo... crio asa.
Mando embora a solidão...
sem sair da minha casa!
Vânia Ennes – PR

A semente adormecida,
a sonhar com benfeitor,
pede terra umedecida
para ser a planta e a flor.
Vidal Idony Stockler – PR

Tua partida me fala
do teu desprezo... um açoite!
E a saudade não se cala
nem na calada da noite...
Wanda Mourthé – MG
===============================

Visite:

Nenhum comentário: