quarta-feira, 29 de abril de 2015

TROVIA - MAIO 2015


Inesquecíveis

Se aos meus agrados te furtas,
vou noutra porta bater...
As horas de amor são curtas;
não tenho tempo a perder!
Antônio Sales

Amar – verbo transcendente
que a gente conjuga a dois...
É um sorriso no presente
e são lágrimas, depois.
Colombina

Amor se dá, não se vende,
não se compra, não se empresta...
Quem o compra se arrepende,
e quem o vende não presta!
Iraci do Nascimento e Silva

A vida pôs, por maldade,
tanta distância entre nós,
que, quando eu canto, é a saudade
que faz a segunda voz...
Izo Goldman

Proclamo,  pelo  caminho,
verdade  que  sei  de  cor:
amigo,  a  exemplo  do  vinho
quanto  mais  velho,  melhor.
Jacy Pacheco

A tristeza que me invade
e que nunca chega ao fim
é a esquina de uma saudade
que eu dobro dentro de mim.
Milton Nunes Loureiro

------------------------
Brincantes

Nasceu com a anca pra lua
e se julga inteligente,
mas, verdade nua e crua,
tem é o pai muito influente.
Amilton Monteiro – SP

Chegar mais cedo é proeza
que assusta muito marido,
pois quem chega de surpresa
costuma ser surpreendido!
Arlindo Tadeu Hagen – MG

No trabalho a vida é dura...
Minha grana é tão ausente,
que vendi a dentadura
pra comprar pasta de dente!
Clenir Neves Ribeiro – RJ

Por vaidosa a tartaruga
olha no espelho e faz planos
de remover uma ruga
surgida aos 200 anos!
Pedro Ornellas SP

Na minha dúvida atroz,
pra evitar vexame e enrosco,
não direi “arroz com noz”,
direi sempre “arroz conosco”...
Osvaldo ReisPR

Mil calçados! Ser multípede
que até me dá cefaleia!
Casei-me com uma bípede...
vivo com uma centopeia!!!
Roza de Oliveira – PR

Indo armar uma arapuca,
encontrei um eremita
que, me vendo de peruca,
perguntou se eu era Chita...
Ruth Farah – RJ

Com a bagunça rolando,
sem ter mais o que falar,
chilique, de vez em quando,
bota tudo no lugar!
Selma Patti Spinelli – SP
-------------------------
Líricas e filosóficas

Que pena que a vida passa
sem que a gente, na corrida,
desfrute, com tempo, a graça
do tempo melhor da vida!
A. A. de Assis – PR

Costumo dizer que a trova
é diminuta poesia,
mas que sempre põe à prova
a nossa sabedoria.
Agostinho Rodrigues – RJ

A cada folha caída,
nova folha irá brotar.
Tal qual na roda da vida,
um constante renovar.
Alberto Paco – PR

Entre as escolhas que fiz,
eu sofri e sei por quê;
uma só me fez feliz:
foi essa de amar você!
Almir Pinto Azevedo – RJ

Quando, então, do céu descer
um brilho no teu olhar,
é porque no entardecer
meus sonhos vão te buscar.
André Ricardo – PR

Todo dia de manhã,
ao escutar o sabiá,
lembro da cunha porã
do meu tempo de piá.
Andréa Motta – PR

Quanta gente em devaneios,
buscando instantes risonhos,
vive dos sonhos alheios
e esquece dos próprios sonhos!...
Antonio Juracy Siqueira – PA

Amor é brisa suave,
é aconchego, é carinho,
é voo saudoso da ave
indo em busca do seu ninho.
Antônio M. SardenbergRJ

No retrato envelhecido
pelo tempo que se esvai
me vejo mais parecido
com o que foi o meu pai.
Antônio Seixas – RJ

Hoje o sol nasceu tão lindo,
tão lindo que me confundo:
– será que Deus está rindo
ou rindo está o nosso mundo?
Ari Santos de Campos – SC

Sofre e perdoa sem grito,
o mal que de alguém se emana,
que há outro Alguém no Infinito,
maior que a maldade humana!
Carolina Ramos – SP

Desprezei tua amizade,
queria mais, muito mais!...
Hoje sou nau da saudade,
apodrecendo no cais.
Conceição de Assis – MG

Dou-lhe graças, meu Senhor,
por tudo que me doou.
Dou-lhe graças, Deus de amor,
porque, só, eu nada sou!
Cônego Telles – PR

No dejes pasar la vida
sin flores en tu enramada,
ni lo que Dios te convida
de una bella madrugada.
Cristina Olivera Chávez – EUA

Do vale emergi ao topo,
da relva virei madeira,
do poço fui ao escopo
e em tudo fui verdadeira.
Dáguima Verônica – MG

Porteira de tábua grossa,
pregos velhos, sem rebites,
limitas a minha roça,
não meus sonhos sem limites!
Darly O. Barros – SP

Olhei a foto atrevida
de uma cena de nós dois:
Era o retrato da vida,
tão diferente depois!
Delcy Canalles – RS

Alpinista, fui ao cume,
tonto, louquinho de amor,
ao sentir o teu perfume,
que nunca vi numa flor!
Diamantino Ferreira RJ

Um aceno...a despedida...
Vou soluçando os meus ais...
E, mais triste que a partida
é prever o “nunca mais”!...
Domitilla Borges Beltrame – SP

Pela estrada se afastando,
teu vulto em grácil leveza,
quanto menor vai ficando,
maior me deixa a tristeza.
Dorothy Jansson Moretti – SP

O amor supera tensões,
quando o desvelo, em comum,
faz pulsar dois corações
no peito de cada um...
Edmar Japiassú Maia – RJ

Teu olhar derrete gelo,
teu riso é provocação,
teu perfume é mais que apelo,
muito mais... é intimação!
Élbea Priscila – SP

Deus me deu em branco a folha
para eu traçar meu enredo:
fiz do amor a minha escolha
e da fé o meu rochedo.
Eliana Jimenez – SC

Maior bufão não existe:
humorista, grande ator.
Fazendo rir, mesmo triste,
é assim, quase sempre, o amor!
Eliana Palma – PR

O meu deserto mais triste,
aquele que eu não transponho,
é justamente o que existe
na ousadia do meu sonho!
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Lembrando o que tu dizias
do amor que tinhas por mim,
eu vi, enquanto partias,
quanto o infinito... tem fim!
Ercy Marques de Faria – SP

Se me olhas, estremeço...
Se me tocas, ai! socorro!
Se me beijas, enlouqueço...
Nos teus braços, quase morro!
Ester Figueiredo – RJ

Ainda guardo lembranças
de coisas não permitidas:
pedacinhos de esperanças,
restinhos de nossas vidas.
Francisco Garcia – RN

Aquela rede que um dia
foi nosso ninho perfeito
hoje balança vazia
na varanda do meu peito.
Francisco Pessoa – CE

A vida, velha megera,
levou meu sonho, e hoje sou
velho porto que ainda espera
um barco que não voltou...
Gilvan Carneiro – RJ

A saudade da saudade
varreu de mim a alegria,
levando a felicidade
que eu pensava que existia!
Gislaine Canales – RS

Nossa união apaixonada
merecia outro final;
não a resposta deixada
na fria caixa postal!
Istela Marina – PR

Numa discussão atroz,
pense só por um momento:
– Não levante o tom de voz,
melhore o seu argumento!
J. B. Xavier – SP

Ausência do bem, o mal
só traz sofrimento a quem
não conhece o especial
prazer que é se querer bem!
Jeanette De Cnop – PR

Caminhos, jardins e praças,
flores, cores - que beleza! -
Deus derrama suas graças
dando graça à natureza!
Jessé Nascimento – RJ

Teu semblante, mesmo mudo,
na foto, escuta o que falo,
e assim, calado, diz tudo,
e ao dizer tudo... me calo.
Joaquim Carlos – RJ

Ou na cidade ou na roça,
com arte, engenho ou suor,
cada qual faça o que possa,
e o mundo será melhor.
Jorge Fregadolli – PR

Nenhuma mulher "desperta"
a sua libido enorme,
porque, sentinela alerta,
parece que ela não "dorme"...
José Fabiano – MG

Cada livro, nova história...
Cada folha, novo ardor...
E, no final, a vitória,
se for enredo de amor...
José Feldman – PR

Corre o viver tão bonito,
nesta paz de vento brando,
que eu vejo e não acredito
que a velhice está chegando!
José Lucas de Barros – RN

Acorda na madrugada
a bela com alegria;
vagalumes para a amada
numa caixa ele trazia.
José Marins – PR

O sonho que idealizo
tem, na sua intensidade,
o tamanho do sorriso
de quem mata uma saudade.
José Messias Braz – MG

O que abriu essas crateras
nos meus sonhos arredios
foi plantar tantas esperas
e colher tantos vazios!...
José Ouverney – SP

Reflito no dia a dia
que o amanhã, no meu ocaso,
com seus tons de nostalgia,
é a vida encerrando um prazo.
José Valdez – SP

É troca de amor fecundo
a toda mãe concedida:
ela põe vida no mundo,
nela o mundo põe mais vida!
Lucília Decarli – PR

Com seu amor eu me aqueço
e sempre me recomponho;
só por isso eu lhe ofereço
a vigília do meu sonho.
Luiz Carlos Abritta – MG

Saudade nem sempre é triste,
traz lembrança de um ausente
que de longe ainda insiste
em se dar como presente.
Luiz Hélio Friedrich – PR

Amizade não tem preço,
dá alegria ao rico e ao pobre.
Se existir, eu não conheço
bem nenhum mais belo e nobre.
Mª Luíza Walendowsky – SC

Reticências... uma frase
que alguém pensa mas não diz...
Justamente aquele "quase"
que nos faria feliz!
Mª Thereza Cavalheiro – SP

Tenho, por certo, em verdade,
bem vivo, embora pungente,
que a mais pungente saudade
é aquela de alguém... presente!
Maurício Friedrich – PR

Se a saudade me consome
e alimenta a minha dor,
lembrando apenas teu nome
eu mato a
fome de amor! 
Messias da Rocha – MG

Que seus passos jamais meçam
a distancia da amizade;
nossas vidas recomeçam
sem a curva da saudade.
Mifori – SP

Revendo os porta-retratos
que o tempo guarda, sem fim,
eu vejo, em tempos exatos,
cada pedaço de mim!
Nei Garcez – PR

Agora vivemos sós...
e dói, de modo incomum,
saber que o abismo entre nós
não teve motivo algum!
Newton Vieira – MG

Quanto sonho não vivido
do jeito que foi sonhado!
Mas tudo tem mais sentido
quando, enfim, é conquistado.
Olga Agulhon – PR

Hoje em dia pouco resta
do nosso amor, que passou;
tristes restos de uma festa
depois que a festa acabou.
Olympio Coutinho – MG

Se as rosas tivessem voz
diriam num canto lindo
que Deus se revela a nós
em cada rosa se abrindo.
Rita Mourão – SP

Passo as noites sempre em claro
contra esta insônia a lutar,
mas meu maior desamparo
é não ter com quem sonhar.
Renato Alves – RJ

Um banco tosco, um altar,
um padre – de vez em quando –
e eu (bem pequeno), a rezar,
ouvia Deus... me escutando!
Sérgio Ferreira da Silva – SP

Quem na prece se afervora,
tirando-a do coração,
transforma a treva em aurora
e o rancor em compaixão.
Thalma Tavares – SP

Cada amigo tem um jeito
que eu não julgo nem desdenho.
Ninguém, no mundo, é perfeito…
Defeitos? … eu também tenho!
Therezinha Brisolla – SP

Quando de noite o cansaço
envolve-me de mansinho,
busco a paz em teu abraço,
sedenta do teu carinho.
Vanda Alves da Silva – PR

Não sei quem é mais feliz,
quem é mais abençoado:
Se é quem recebe ou quem diz
um simples "Muito obrigado".
Vanda Fagundes Queiroz – PR

Pode ter o meu contexto
enredo feliz... ou não.
Se a sorte escreve um mau texto,
peço a Deus a revisão!
Wanda Mourthé – MG

===========================
Visite:
=================================


Nenhum comentário: