sexta-feira, 30 de outubro de 2015

TROVIA - NOVEMBRO DE 2015




Inesquecíveis

Redimindo os pecadores,
conduzindo-os para a luz,
o maior dos sonhadores
morreu pregado na cruz.
Aparício Fernandes

Cada palavra relida
da carta que alguém nos fez
é um pedacinho da vida
que a gente vive outra vez.
Augusta Campos

Meu lenço, na despedida,
tu não viste, em movimento:
lenço molhado, querida,
não pode agitar-se ao vento.
Carlos Guimarães

Passei a crer nos amigos,
e em bondade ainda creio,
depois que vi dois mendigos
repartindo um pão ao meio.
Colbert Rangel Coelho

Gostar de ti, quem não há de?
Inspiras tal simpatia,
que a gente sente saudade
se deixa de ver-te um dia.
Colombina

Ao beijar a tua mão,
que o destino não me deu,
tenho a estranha sensação
de estar roubando o que é meu...
Durval Mendonça

Em que infinito se esconde
esse Deus tão grande assim?
E minha fé me responde:
– Não se esconde. Mora em mim.
Élton Carvalho

Ele amava o que ela era,
ela amava o que ele tinha.
Durou pouco a primavera
e ela ao fim ficou sozinha...
Justo de Sá

Minhas netas, sempre rindo,
são meu alegre evangelho:
– musgo verde revestindo
de esperança um muro velho.
Lilinha Fernandes

Às vezes, o mar bravio
dá-nos lição engenhosa:
afunda um grande navio,
deixa boiar uma rosa.
Luiz Otávio

Só te peço amor sincero,
e o céu será todo nosso.
Se sou tua – que mais quero?
Se sou mulher –  que mais posso?
Magdalena Léa

Seria a vida enfadonha
sem as dúvidas que tive.
Quem tem certeza não sonha,
e quem não sonha não vive...
Orlando Brito
-----------------------------------
Brincantes

Não botem fogo na cana,
peço ecologicamente –,
que a cana boa e bacana
é que põe fogo na gente...
Héron Patrício – SP

Quando a brisa fez carícia
no seu corpo, ela tremeu.
Mas... brisa não tem malícia...
o malicioso sou eu!
José Ouverney – SP

Posuda, passa a madame...
Luxa  muito, passa bem.
E ainda passa vexame
quando passa do que tem...
Maria Nascimento – RJ

Diz o cinquentão vaidoso:
– “Eu sou madeira de lei!”
E a mulher, em tom jocoso:
– “Então deu cupim…que eu sei!”
Marta Paes de Barros – SP

Eta que apuro arretado...
O povão chega a dar dó...
Com seu salário minguado,
“investe” em dívida... e só!
Osvaldo Reis – PR

Grana curta... um desalento...
com o cansaço a moê-lo,
o camelô, sem acento,
trabalha feito um camelo!
Pedro Melo – PR

Palpite não é dinheiro,
mas se fosse eu estava bem...
Pois o que há de palpiteiro,
só me enchendo, como tem!
Roberto Acruche – RJ

À pergunta: - Qual andar?
Responde o pinguço, a esmo:
– Onde quiser me levar;
já errei de prédio mesmo!
Therezinha Brisolla – SP
---------------------------------------------

Líricas e filosóficas

A  palavra acalma e instiga;
a palavra adoça e inflama.
– Com ela é que a gente briga;
com ela é que a gente ama!
A. A. de Assis – PR

Costumo dizer que a trova
é diminuta poesia,
mas que sempre põe à prova
a nossa sabedoria.
Agostinho Rodrigues – RJ

Deus se desdobra no amor
e deixa o ventre bem farto
quando a mãe dá com fulgor
mais de uma luz num só parto.
Aílto Rodrigues – RJ

Na garrafa uma mensagem,
que no mar alguém jogou,
abandonada na margem
como amor que se acabou,
Alberto Paco – PR

Ah, que bonito escarcéu...
Gralha Azul... Panapaná...
A certeza está no céu:
– Deus mora no Paraná!
André Ricardo Rogério – PR

Se houver alguém precisando
de que você faça um bem,
não se importe com o “quando”,
nem o “como”, nem “a quem”.
Antonio Colavite Filho – SP

Areias soltas no chão
rolam pra lá e pra cá...
Eu sou apenas um grão
que só vive ao Deus dará.
Ari Santos de Campos – SC

A praia é sempre pisada,
mas nos dá grande lição,
pois, mesmo sendo humilhada,
massageia o coração.
Arlene Lima – PR

Adeus, filho, segue a vida...
volta um dia, sem promessa...
que a primeira despedida
no ventre da mãe começa!
Carolina Ramos – SP

Julguei-o frio, entretanto
um soluço o denunciou;
abracei aquele pranto
que o homem forte chorou.
Cida Vilhena – PB

Tudo o que é criado passa,
porque tudo é contingente.
Deus sempre, com sua graça,
renova a vida da gente.
Cônego Telles – PR

Era un niño silencioso...
Con la mirada me amaba,
y con un beso amoroso
¡sin tocarme me besaba!
Cristina O. Chávez – USA

Entre beijos e carícias,
afogados no prazer,
conhecemos as delícias
do amor e do bem-querer
Cristóvão Spalla – RJ

Quem leva a vida no amor,
dos sonhos nunca se cansa,
que o mundo só perde a cor
quando se perde a esperança.
Dáguima Verônica – MG

Lua, que vagas, serena,
na amplidão do azul celeste,
traz consolo à minha pena,
leva a dor que me trouxeste!
Diamantino Ferreira – RJ

Quem deixa o lar, doce ninho,
por impulsos da revolta,
deve marcar o caminho
pra não se perder na volta.
Djalma Mota – RN

No jardim ali da praça,
por entre as flores de lis,
a minha saudade passa
brincando de ser feliz.
Domitilla Borges Beltrame – SP

Paixão, fina taça cheia
de champanhe borbulhante;
fascínio que nos tonteia
e se esvai no mesmo instante.
Dorothy Jansson Moretti – SP

Dispenso festas, mantenho
com elas pouca amizade,
pois quem tem o amor que eu tenho
só pensa em privacidade.
Élbea Priscila – SP

Quantas bênçãos recebidas
quando se caminha aos pares:
um ideal, duas vidas,
dois corações similares.
Eliana Jimenez – SC

Miados, suspiros, gritos,
fungadas, ais ou arrulhos...
– São tantos os sons bonitos
do amor fazendo barulhos!
Eliana Palma – PR

Este orgulho que carregas,
insano, dentro do peito,
foge, tão logo te entregas
de corpo e alma em meu leito.
Ester Figueiredo – RJ

O adeus assina a sentença...
e eu vejo, em meu padecer,
quando a tua indiferença
vira a página...sem ler!
Eulinda Barreto – SP

Sê feliz na caminhada,
esquece o bem que te fiz...
Nem sempre o fim de uma estrada
é o fim de quem foi feliz!!!
Francisco Garcia – RN

É nos grandes desafios,
quando penso estar sozinho,
que Deus faz luz nos pavios
pra clarear meu caminho.
Francisco Pessoa – CE

No tronco de uma mangueira
escrevi: “Felicidade”...
Mas alguém, por brincadeira,
riscou e escreveu: “Saudade”.
Gasparini Filho – SP

O espelho mau me mostrou
algo que eu nem suspeitava...
Agora, eu sou como estou,
e nunca como eu sonhava!
Gislaine Canalles – SC

Com voz meiga de mulher,
quanta ternura ela espalha...
Do amado faz o que quer;
tendo o amor, nada atrapalha.
Hulda Ramos – PR

Mistério não tem audácia
e o seu domínio requer
o poder da perspicácia
do semblante da mulher.
Ieda Lima – RN

Na clausura da existência
das prisões que nos impomos,
um devaneio é a essência
do que pensamos que somos!
J. B. Xavier – SP

Povo sofre, fica inerte
– ah que triste decepção! -,
quando um líder se perverte,
envergonhando a nação.
Jeanette De Cnop – PR

Corre travesso o menino,
ao vento, a pipa... alegria;
em seu mundo pequenino,
brinca e a inocência irradia.
Jessé Nascimento – RJ

Doce é a ventura vivida
ao teu lado, meu amor.
Contigo, a viagem da vida
é um passeio encantador!
João Costa – RJ

Mesmo se é pobre a mobília
e às vezes falta alimento,
é na casa da família
que a esperança encontra alento.
Jorge Fregadolli – PR

Viver é como viajar
num coletivo qualquer.
Nem sempre se acha lugar
ao lado de quem se quer...
José Fabiano – MG

Na luta do dia a dia,
para esta vida levar,
chega a ser muita ousadia
a gente querer sonhar...
José Feldman – PR

Como é belo ver a planta
que abre flores nos caminhos,
nas horas em que Deus canta
pela voz dos passarinhos.
José Lucas de Barros – RN

Pena a nossa juventude,
não saber ler e escrever.
Perde-se o bem da virtude,
sem o valor e o dever.
José Marins – PR

Aquela alegre canção,
que, outrora, era de nós dois,
traz, hoje, triste emoção
na solidão de um depois...
Lucília Trindade Decarli – PR

E no princípio era o verso...
mas Deus, que tudo renova,
iluminou o universo,
formando a estrofe da trova!
Luiz Antônio Cardoso – SP

O tempo passa depressa
e tão rápido ele flui
que nunca mais recomeça:
– sou a sombra do que fui.
Luiz Carlos Abritta – MG

O desespero na vida
não deve se sobrepor,
nem fazer da dor sentida
a queda do lutador.
Luiz Damo – RS

Se as trilhas estão nevadas,
maior risco a gente assume,
mas, se estamos de mãos dadas,
chegamos sem medo ao cume.
Mª Luiza Walendowsky – SC

Ponho os olhos no infinito
e me recordo da infância:
do passado escuto um grito
no silêncio da distância...
Mª Thereza Cavalheiro – SP

Na imensidão do meu sonho,
canto, rio, sou feliz...
E estes versos que componho
são o que minha alma diz.
Maurício Friedrich – PR

Vi na árvore fendida,
morta em meio à tempestade,
que um raio de luz na vida
nem sempre é felicidade...
Messias da Rocha – MG

De meu pai, boa lembrança,
guardada está na memória:
presente, desde criança,
esteio de minha história.
Mifori – SP

A maior das orações,
neste mundo em que vivemos,
são as realizações
com as obras que fazemos!
Nei Garcez – PR

Sonhando de trova em trova
pela estrada da poesia,
minha vida se renova
no correr de cada dia.
Nilton Manoel – SP

Seja o pão da comunhão,
a água a jorrar da fonte;
e, pra salvar um irmão,
sobre o abismo, seja a ponte.
Olga Agulhon – PR

Perdi-te, mas, na saudade,
eu só peço ao Criador
que a tua felicidade
seja igual à minha dor.
Olympio Coutinho – MG

Minha avó, que já está morta,
queria tudo perfeito...
Até fazendo uma torta,
fazia torta direito!
Orlando Woczicosky – PR

A ciência que eu rejeito
é a que tem a insensatez
de explicar o que foi feito
e afirmar que ninguém fez.
Pedro Ornellas – SP

Ao que canta, basta o canto,
para carpir sua dor;
para derramar seu pranto,
basta a trova ao trovador.
Raymundo de Salles Brasil – BA

De meu pai herdei o nome,
de minha mãe, a doçura...
Da pobreza herdei a fome,
a minha herança mais dura!
Renato Alves – RJ

Com as chaves da alvorada,
Deus, que é poder e magia,
deixa a noite enclausurada
e abre as portas para o dia.
Rita Mourão – SP

Seja de frente ou perfil,
jamais consegue o pintor
mostrar o quanto é sutil
a beleza interior.
Ruth Farah – RJ

Das estrelas não esperes
mais que palavras ao vento;
as estrelas são mulheres
que piscam sem sentimento.
Selma Patti Spinelli – SP

Entre as pedras do caminho,
deixei um sonho disperso,
que morreu longe, sozinho,
nas rimas tristes de um verso!
Sônia Sobreira – RJ

Surgem da simplicidade
aprendizagens da vida.
Não é com celebridade
que a lição se consolida.
Talita Batista – RJ

Ao lento passar das horas,
aumentam as agonias...
Quanto mais tempo demoras,
mais sinto as noites vazias.
Vanda Alves – PR

Ao olhar a mão ferida,
eu vejo a compensação:
– Por uma rosa colhida,
valeu ter ferido a mão!
Vanda Fagundes Queiroz – PR

Numa transfusão de afeto,
basta só abrir os braços,
que o coração, indiscreto,
se entrega sem embaraços!
Vânia Ennes – PR

Tua partida me fala
do teu desprezo... um açoite!
E a saudade não se cala
nem na calada da noite...
Wanda Mourthé – MG


===========================
Visite:
=================================

Nenhum comentário: