quarta-feira, 12 de outubro de 2022

KYRIE ELEISON

 KYRIE ELEISON

A. A. de Assis

 

Após o Concílio Vaticano II, a missa, até então em latim, passou a ser celebrada na língua nacional de cada país. Manteve-se, entretanto, uma oração, que aliás é grega: “Kyrie eleison”, traduzida em português como “Senhor, tende piedade” ou “Senhor, tende piedade de nós”.

     Habitualmente essa frase é entendida como um pedido de perdão pelos pecados cometidos – uma síntese do Salmo 51. Todavia o significado é mais amplo. Trata-se de uma belíssima metáfora, mas para melhor compreensão recomenda-se ir às raízes.

     “Kyrie” significa “Senhor”, referindo-se a Deus. Já “eleison” tem uma história mais longa. A construção da metáfora começa na palavra grega “élaion” (em latim “oleum”). Em português conhecemos uma árvore chamada “oliveira” (nome científico: “Olea europaea”)”, que produz um fruto chamado “oliva”, do qual se extrai um suco chamado “óleo” (“élaion”). Com os árabes aprendemos a chamar o “óleo” de “azeite” (“al-zait”), extraído da “azeitona”.

     Ao pé da letra, só se deveria chamar de “óleo” o produto da “oliva”. Porém, por analogia, estende-se o nome “óleo” ao líquido viscoso e gorduroso derivado de outras substâncias vegetais ou animais.

    Do substantivo “óleo” surgiu o verbo “olear” (sinônimo de “untar”, “ungir”), que leva à ideia de “amaciar” ou “limpar”. Por exemplo: a massagem com óleo amacia e higieniza (purifica) a pele.

     Mediante um processo simples de metaforização, a ideia de amaciar/limpar ampliou-se para acalmar, pacificar, purificar, daí chegando a este bonito e abrangente significado para “Kyrie eleison”: – “Senhor, ungi-me; Senhor, purificai minha alma; Senhor, acalmai meu coração; Senhor, pacificai minha consciência; Senhor, serenai o meu espírito”.    

     Uma oração, portanto, perfeita para ser dita ou cantada no início da missa.

     É o fiel pedindo a Deus que o ajude a se sentir ungido, purificado, amorizado, envolvido numa ambiência de completa paz interior, ou seja, em estado de graça – pronto assim para participar da liturgia intimamente conectado com o coração de Jesus. 

     A bela prece vale também como preparação para o ingresso na vida eterna.

     Como não sabemos qual o momento em que seremos chamados, é boa e sábia prática repetir toda manhã, ao despertar: “Kyrie eleison, Christe eleison, Kyrie eleison”.

     – “Senhor, quando vier a minha hora, dai-me a graça de estar na vossa paz e bem comigo, com a minha família, com todos os meus companheiros de existência, de modo que possa chegar às portas do céu com a alma leve, limpa e alegre, qual se fosse um passarinho.

================  

(Crônica publicada no Jornal do Povo – 12-10-2022)


Nenhum comentário: