quarta-feira, 30 de maio de 2012

TROVIA JUNHO DE 2012

Trovia
 Coordenador: A. A. de Assis
  Revista virtual de trovas
  Ano 13 – n. 150 – Junho de 2012





Inesquecíveis

Achei minhas esperanças
em pedaços divididas.
Juntei-os e enchi meus sonhos
de mentiras coloridas.
Carolina Azevedo de Castro

No portão os namorados
são como os barcos no cais:
pelos beijos amarrados,
querem ir... e ficam mais... 
Cleonice Rainho

Trouxe-me grande valia
a verdade que aprendi:
– toda pessoa vazia
é sempre cheia de si.
Delmar Barrão

De tudo por mim sonhado,
o sonho mais lindo, sei,
foi ter na vida encontrado
um sonho que não sonhei!...
J. Gastão Machado

Desconfio que a saudade
não gosta de ti, meu bem.
Quando tu vens, ela vai...
quando tu vais, ela vem...
Luiz Otávio

Tão calmo e frio eu te vejo,
que tristemente recordo:
acordava com teu beijo
e hoje nem vês quando acordo...
Nydia Iaggi Martins

**********************
Brincantes

Só três?! (o paizão lamenta),
vendo os bebês no bercinho.
Ah, se a rede não rebenta,
"nóis enchia esse quartinho!"
Jaime Pina da Silveira – SP

Às vezes, tenho ficado
sumamente arrependido,
não porque tenha falado,
mas só por ter sido ouvido...
José Fabiano – MG

Diz ter sorte “pra cachorro”,
mas nisso não boto fé;
subiu a noventa o morro,
com o “dito” no seu pé!...
Lucília Decarli – PR

A donzela, em confissão,
diz que é moça inconformada,
porque fez muito arrastão,
mas nunca foi arrastada...
Maria Nascimento – RJ

O reco pergunta ao eco
qual reco que tem mais eco;
o eco responde ao reco
que é o reco do reco-reco...
Osvaldo Reis – PR

A sogra veia do Tião
é tão azeda e ranheta
que quando chupa limão
é o limão que faz careta!
Regiane Ornellas – SP

Hoje eu defino a fofoca,
tão velha quanto a sequoia,
como uma simples minhoca
que se transforma em jiboia.
Roza de Oliveira – PR

O salão, que se destaca,
lota assim que a noite desce,
por um engano na placa:
– “Faço tranças”... tá com S!!!
Therezinha Brisolla – SP

***********************
Líricas e Filosóficas

Há de, enfim, vir o momento
da correção dos papéis:
mais valor terá o talento
que os diplomas e os anéis!
A. A. de Assis – PR

O Deus que fez lago e monte,
que fez céu, mar, noite e dia,
fez do poeta uma fonte
por onde jorra poesia...
Ademar Macedo – RN

A cada folha caída,
nova folha irá brotar!
Tal qual na roda da vida,
um constante renovar.
Alberto Paco – PR

Belíssima trajetória
nos ensina o Criador:
só se conquista a vitória,
com grande dose de amor.
Ângela Stefanelli – RJ

Se alguém te humilha, perdoa,
e se alguém te fere, esquece.
Ódio guardado magoa,
só o amor envolve e aquece.
Arlene Lima


Sem arroubos de eloquência,
teu olhar, espelho mudo,
reflete com transparência
meu olhar que te diz tudo!
Carolina Ramos – SP

Não posso mais recolher
o que perdi no caminho;
mas se alguém me suceder
vai tropeçar em carinho...
Cida Vilhena – PB

Ante a imensidão dos campos,
divago, olhando ao redor:
“Estrelas são pirilampos,
num campo muito maior!”...
Darly O. Barros – SP

Trovador!  Que trova fazes?
– Amigo, nem sei dizer!
Com ela, já fiz as pazes,
casados até morrer!
Diamantino Ferreira – RJ

Palavras doces... permuta
do grande amor entre nós...
agora você só escuta
o acalanto de outra voz!
Dirce Montechiari – RJ

Nesta vida rotineira,
tua saudade em minha alma
é cantiga de goteira
em noite de chuva calma!
Domitilla B. Beltrame – SP

Sobrevoa altos rochedos,
desafia torvelinhos;
mas é no chão, sem segredos,
que a gaivota faz seus ninhos.
Dorothy J. Moretti – SP

Sua luz, como um farol,
me guiou na tempestade:
fez surgir um lindo sol,
que selou nossa amizade.
Eliana Jimenez – SC

O verde em brasa estalando;
uivos doridos da mata:
gritos horrendos compondo
uma fúnebre sonata!
Eliana Palma – PR

Quando o orgulho é o timoneiro
das viagens da paixão,
qualquer que seja o roteiro
não encontra direção.
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Quantas saudades eu sinto
da infância bela e querida:
 – pedras rolando, não minto,
na longa estrada da vida.
Euclymar Porto – RJ

As pedras do meu caminho
vou transpondo-as com ardor
e cada dia um trechinho
vira caminho do amor!
Flávio Stefani – RS

Quando a tarde veste o manto,
torna escura a luz do dia.
Saudade dói outro tanto,
do tanto que já doía.
Francisco Garcia – RN

A cobiça sendo um vício
e a renúncia salutar,
nosso menor sacrifício
é saber renunciar.
Francisco Pessoa – CE

Quanta gente nos ilude
e julgamos ser verdade
aquela máscara rude
que finge sinceridade!
Gabriel Bicalho – MG

Pobreza é não ter um sonho,
não tentar fazer o bem...
Riqueza é tornar risonho
o triste dia de alguém!
Gislaine Canales – SC

Quando foi dada a partida,
com mil gametas brigando,
eu lutei por minha vida
... E continuo lutando!
Héron Patrício – SP

Não choro o tempo perdido
num caminho mal traçado;
o que já foi percorrido,
bem ou mal foi caminhado...
Istela Marina – PR

Não importa a circunstância,
cuidado ao dar o teu passo.
É muito curta a distância
entre sucesso e fracasso!
J. B. Xavier – SP

Uma coisinha de nada
sintetiza imensa dor:
a florzinha abandonada
saudosa de um beija-flor!
Jeanette De Cnop – PR

Grato por sua amizade,
pelo incentivo e carinho.
Ter amigo é, na verdade,
jamais caminhar sozinho.
Jessé Nascimento – RJ

Este conceito traduz
um céu de muito esplendor:
– “amor é facho de luz”
– “perdão é bênção de amor!”
Joamir Medeiros – RN

Uma chave carregamos,
porta de um mundo melhor,
entretanto não largamos
a muleta de um pior.
José Feldman – PR

Quando não houver mais flores
nem cantos de passarinhos,
que será dos trovadores
na solidão dos caminhos?!
José Lucas de Barros – RN

Pela rua segue um jovem,
leva o avô alegremente;
zelosos os dois se movem,
elos da mesma corrente.
José Marins – PR

A esperança é uma torrente
que traz, no seu conteúdo,
a fé que faz com que a gente
lute muito... e possa tudo!
José Ouverney – SP

Não vacile ante um impasse,
ninguém sem um só viveu;
tão lindo o dia renasce
da noite, que nem morreu!
Laérson Quaresma – SP

Se não me dás teu carinho,
se não me queres amar,
sou barco triste e sozinho,
que já não quer navegar.
Luiz Carlos Abritta – MG

Debruçada sobre o berço
do seu querido filhinho,
busca a mãe, com o seu terço,
indicar-lhe um bom caminho.
Luiz Hélio Friedrich – PR

Vida: caminho que alcança
na esquina a sua metade;
de um lado, vive a esperança,
do outro, dorme a saudade.
Mara Melinni Garcia – RN

O que hoje escrevo com afinco
não deve ser olvidado,
pois traz a marca e o vinco
do que eu vivi no passado.
Marcos Medeiros – RN

Tem seu momento assinado,
desde o ventre, o filho arteiro:
um gol à vida marcado,
naquele chute primeiro!
Mª Conceição Fagundes – PR

Iluminando o meu ser,
o teu sorriso comprova
que com cada alvorecer
o meu amor se renova.
Mª Luíza Walendowsky – SC

Ante os pobres, ter piedade,
ter doçura e compaixão,
é provar a suavidade
que brota do coração.
Marina Valente – SP

Saibam todos que o trabalho
ao homem bom enobrece;
mas quem não pega no malho,
seu espírito empobrece!
Maurício Friedrich – PR

Nas asas da liberdade
firmei meu corpo a voar,
pois ser livre é ter vontade
de não parar de sonhar.
Messody Benoliel – RJ

Sou louco quando preciso
e o remorso não me assalta;
eu nunca tive juízo
e ele nunca me fez falta...
Milton Souza – RS

É triste o destino atroz
dessas crianças de rua;
e a culpa é de todos nós,
também minha e também tua.
Neiva Fernandes – RJ

Quando o amor fica em ruína,
sem chão, paredes... ou teto,
o alicerce nos ensina
que só o carinho é concreto.
Olga Agulhon – PR

A saudade é um velho jeito
de entender meu coração:
quando bate em tom perfeito
não tem som: tem solidão.
Olivaldo Júnior – SP

Carícia mais eloquente
que meu coração aprova
é te dar um beijo ardente
nos versos da minha trova!
Renato Alves – RJ

Somente o amor verdadeiro
é por Deus abençoado;
e por não ser passageiro
é tão sublime e sagrado!
Roberto Acruche – RJ

A semente, pequenina,
sob a terra protegida,
é assinatura divina
no grande livro da vida!
Selma Spinelli

Tua alma desperta em mim
tanta calma e tanto ardor,
que, se o amor não for assim,
eu mudo o nome do amor!
Sérgio Ferreira da Silva – SP

Coração, nunca te emendas!...
És de fato um sonhador.
Até nas duras contendas
tu vês motivos de amor!
Thalma Tavares – SP

Sobre jornais na calçada,
o menino dorme, exposto,
e o orvalho da madrugada
faz carícias em seu rosto.
Thereza Costa Val – MG

Não quero mais padecer
nem ter a alma ferida;
quero mais é te esquecer
com renúncia e despedida.
Therezinha Tavares – RJ

Amizade e lealdade,
sempre juntas, de mãos dadas:
correntes de identidade
entre almas entrelaçadas.
Vanda Alves – PR

Por mais que o progresso iluda,
deturpe e inverta valor,
o que Deus fez ninguém muda:
amor será sempre Amor.
Vanda Fagundes Queiroz – PR

O coração destemido
transcende qualquer razão,
quando decide, incontido,
confessar a rendição!
Vânia Ennes – PR

Numa riqueza sem fim,
nasce a força da bondade,
como as flores do jardim
na sua simplicidade!
Vidal Idony Stockler – PR

================================
Visite:
==============================

Um comentário:

Unknown disse...

Que blog maravilhoso! lindas trovas, estarei sempre aqui.
Um abraço.