sexta-feira, 29 de junho de 2012

TROVIA JULHO DE 2012

Trovia
 Coordenador: A. A. de Assis
  Revista virtual de trovas
  Ano 13 – n. 151 – Julho de 2012


     Inesquecíveis
  
Não sei por que, quando canto,
por mais alegre a canção,
tem uma gota de pranto
que vem do meu coração.
Adelmar Tavares

Parti do Norte chorando,
que coisa triste, meu Deus!...
– Eu vi o mar soluçando
e o coqueiral dando adeus...
Aparício Fernandes

Borboleta multicor.
tu me lembras, ao passar,
um bilhetinho de amor
dobrado em dois, a voar...
J. G. de Araújo Jorge

Meu amor foi-se acabando...
mas a saudade chegou:
– chuva boa refrescando
o chão que o sol causticou.
Lilinha Fernandes

Toma cuidado, poeta,
com teu sentir mais profundo.
– A trova é muito indiscreta:
conta tudo a todo mundo...
Luiz Otávio

O poeta, em sua lida,
ainda que o mundo o afronte,
tem sempre um sopro de vida
que o leva além do horizonte...
Milton Nunes Loureiro

*********************
Brincantes

Chego a casa, madrugada,
ouço dela – seu moleque...
Apanhei sem fazer nada,
pois estava de pileque!...
Ari Santos de Campos – SC

Se o eletricista bobeia
e no namoro se atreve,
leva choque volta e meia,
pondo a mão onde não deve!
Arlindo Tadeu Hagen – MG

No trabalho a vida é dura...
Minha grana é tão ausente,
que vendi a dentadura
pra comprar pasta de dente!
Clenir Neves Ribeiro – RJ

Com garfo e faca na mão,
seus golpes são magistrais:
se na trova é campeão,
no rodízio é muito mais!
José Ouverney – SP

O garotão tira um sarro
do guarda e ainda diz, airoso:
–Quem ocupa a vaga é o carro...
e o meu, como vês, é idoso!
Osvaldo Reis - PR

Por vaidosa a tartaruga
olha no espelho e faz planos
de remover uma ruga
surgida aos 200 anos!
Pedro Ornellas – SP

O trabalho é punição,
uma herança do passado...
Deus quis castigar Adão,
e sobrou pro nosso lado!...
Renato Alves – RJ

Mil calçados! Ser multípede
que até me dá cefaleia!
Casei-me com uma bípede...
Vivo com uma centopeia!!!
Roza de Oliveira – PR

*********************

Líricas e Filosóficas

Contador e cantador,
num só tempo eu conto e canto:
conto as rendas do labor;
de outras “rendas” canto o encanto.
A. A. de Assis – PR

Sem cobrar qualquer metragem,
pela sombra ou pelos ninhos,
a árvore dá hospedagem
aos homens e aos passarinhos...
Ademar Macedo – RN

Nas trilhas da minha vida
és um sol  a chamejar
tal qual a luz refletida
por um farol sobre o mar.
Agostinho Rodrigues – RJ

Doces memórias da infância,
lembranças da mocidade.
Hoje só resta a distância
ligada pela saudade.
Alberto Paco – PR

Trovadores, versejemos
com dom divino e fecundo;
de nossas mãos derramemos
beleza e paz pelo mundo!
Almir Pinto de Azevedo – RJ

Coração, bates ligeiro,
até mudas de compasso,
se recordo o amor primeiro
ou se perto dele passo!
Amaryllis Schloembach – SP

Sempre que eu travo uma trova
que deseja vir ao mundo,
a trova me trava e prova
que eu ou trovo, ou me infecundo!
Amilton Monteiro – SP

Nunca supus que a saudade
tivesse um tiro certeiro!
Em vez de matar metade,
me matou foi por inteiro.
Antonio Colavite Filho – SP

Da lida esqueço os cansaços,
supero qualquer revés;
tendo você nos meus braços,
nem sinto o mundo aos meus pés!
Antonio Juraci Siqueira – PA

Xícaras postas na mesa
e o café sobre o fogão...
Só não aguento a incerteza
se você virá ou não.
Antonio Seixas – RJ

Muitas vezes eu me sinto
completamente perdido:
– vivo num mundo distinto
daquele no qual resido...
Arnaldo Ari – RJ

Não pense que todo amigo,
pode ser um confidente,
às vezes fala contigo
e te entrega logo à frente.
Benedita Azevedo – RJ

Olhando o sol na vidraça
e o balançar das palmeiras,
invejo a aragem que passa,
indo afagar as roseiras.
Carmen Pio – RS

Nos teus amargos minutos,
une as mãos... renasce em preces,
que o amanhã pode ter frutos
mais doces que os que conheces!
Carolina Ramos – SP

Antes fosse incêndio... fogo,
pois teu gelo me atormenta:
me impede de abrir o jogo
e minha alma não aguenta.
Cida Vilhena – PB

A nossa felicidade,
tal qual bolha de sabão,
o vento, sem piedade,
nos arrebata da mão!
 Cyroba Ritzman – PR

Há na tragédia da fome
este mistério profundo:
É Cristo quem se consome
em cada pobre do mundo.
Clevane Pessoa – MG

Quem leva a vida com amor,
dos sonhos nunca se cansa,
que o mundo só perde a cor
quando se perde a esperança.
Dáguima Verônica – MG

Olhei a foto atrevida
de uma cena de nós dois:
Era o retrato da vida,
tão diferente depois!
Delcy Canalles – RS

Se do otimismo a raiz,
nasce do tempo, em verdade
a da esperança é matriz
nascida na eternidade!
Dinair Leite – PR

Briguei contigo, é verdade,
peço perdão, volto atrás
e faço desta saudade
bandeira branca de paz!
Domitilla B. Beltrame – SP

Não julgues a sorte ingrata,
pois Deus, que tudo divisa,
bem sabe a medida exata
da ajuda de quem precisa...
Edmar Japiassú Maia – RJ

Minhas mágoas disciplino
com a força da oração:
tenho um médico divino
que jamais deixa o plantão!
Élbea Priscila – SP

É surpresa repetida,
surpresa mesmo... e bendigo
cada instante em minha vida
me repetindo contigo!
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Peço ao mar que não me esconda
em tamanha vastidão:
– Traga logo em sua onda
quem me cure a solidão.
Eliana Jimenez – SC

Com pás  eram carregadas,
no frio de uma clareira,
as palavras congeladas
pra derreter na fogueira!
Eliana Palma – PR

A bela flor de papel
que tu me deste, outro dia,
foi tão perfeita e fiel,
que o cheiro dela eu sentia!
Eva Garcia – RN

Minha alma tão pequena
perto de um mar tão profundo
torna-se grande e serena
para as ressacas do mundo.
Fátima Panisset – RJ

Revendo entulhos e tacos,
na tapera dos meus sonhos,
chorei por ver tantos cacos
dos meus dias mais risonhos!
Francisco Garcia –  RN

Um mundo melhor... queria,
para deixar aos meus netos,
onde imperasse a alegria
numa transfusão de afetos!
Gislaine Canales – SC

Os sentimentos do mar
as ondas cantam na areia,
afagando o firme olhar
da solitária sereia.
Haroldo Lyra – CE

Passei minha vida ouvindo
sons de várias gerações.
Não conheço som mais lindo
que o silêncio dos canhões!
Hélio de Castro – PR

Minhas mãos, barcos sem velas,
em carinhosos desvelos,
navegam, quais caravelas
na noite dos teus cabelos!
Hermoclydes Franco – RJ

Fico olhando o teu aprumo.
És linda e jovem demais...
E eu sou um barco sem rumo
sem mais direito ao teu cais.
Humberto Del Maestro – ES

Arrefece esse teu passo,
alegra essa sozinhez,
e caminha no compasso
de um passo de cada vez.
J. B. Xavier – SP

Se sofres, poeta, canta,
que essa cantiga, aonde for,
consola, embala, acalanta,
quem vive pobre de amor!
Jeanette De Cnop – PR

Apresentou-me, outro dia,
o amor, a sua metade.
Pensei que fosse a alegria,
mas me enganei, é a saudade...
José Fabiano – MG

Uma chave carregamos,
porta de um mundo melhor,
entretanto não largamos
a muleta de um pior.
José Feldman – PR

Eu sou mais poeta quando,
no jogo de altas marés,
fico na praia esperando
que as ondas lavem meus pés.
José Lucas de Barros – RN

Cores de inverno na tarde
tingem praias na maré;
águas se vão, sem alarde,
ao coração que o mar é.
José Marins – PR

Saudade, que dor enorme,
é triste o nosso sentir:
você se deita e não dorme
e nem me deixa dormir!
José Valdez – SP

Na pouca pressa que tens
de aliviar minha saudade,
enquanto espero e não vens,
transcorre uma eternidade!
Lucília Decarli – PR

Renúncia... incerto porvir...
e mesmo assim ser feliz.
Como é difícil seguir
o pobrezinho de Assis.
Luiz Antonio Cardoso – SP

Sempre foste minha amada
e, no doce cativeiro,
sem algema e sem mais nada,
tu me prendes por inteiro.
Luiz Carlos Abritta – MG

A eternidade me alcança
em quimeras descobertas
nos minutos de uma dança,
se num abraço me apertas.
Luiz Hélio Friedrich – PR

O barco é movido a remos...
E hoje, pai, longe de ti,
eu só sei dizer: vencemos;
é injusto eu dizer: venci.
Manoel Cavalcante – RN

Para este amor, que a nós dois
tomou – assim de improviso –,
não houve “antes” nem “depois”;
houve o “momento preciso”!
Ma. Madalena Ferreira – RJ

A distância, achando meios
para unir nossas metades,
somou nossos devaneios
e dividiu as saudades !...
Maria Nascimento – RJ

O tempo, em sua passagem,
deixa rastros de memória...
São vestígios da viagem
que compõe a nossa história.
Mário Zamataro – PR

Os teus olhos patrocinam
pensamentos variados:
todos aqueles que animam
os sonhos dos namorados.
Nilton Manoel – SP

Diante do encanto desfeito
por promessas não cumpridas,
eu sempre encontro outro jeito
de entrelaçar nossas vidas.
Olga Agulhon – PR

Na estação do meu anseio,
nos perdemos de nós dois...
– Não foi o trem que não veio,
fui eu que cheguei depois.
Pedro Mello – SP

Fez juras – embora negue –
nas cartas, que eu faço em tiras,
para que o vento carregue
todas as suas mentiras!
Therezinha Brisolla – SP

Colheita, ainda guardada
num simples grão amarelo,
é uma obra a ser lançada,
mas que ainda está no prelo.
Vanda Fagundes Queiroz–PR

As melhores gargalhadas
chegam sempre de repente
em cenas abobalhadas
e tomam conta da gente!!!
Vânia Ennes – PR

No grande palco da vida,
temos de ser bons atores,
pois a dureza da lida
não favorece amadores.
Wanda Mourthé – MG


======================

Visite:
=====================

Nenhum comentário: