segunda-feira, 22 de junho de 2015

TROVIA - JULHO DE 2015



Inesquecíveis

Saudade, por mais que doa,
é, nesta vida fugaz,
a única coisa boa
de todas as coisas más...
José Brugues

Partiste sem um aceno
multiplicando os meus ais:
não quis teu mundo pequeno
meu sonho grande demais!
Eugênia Maria Rodrigues

Rosas tolas, tão vaidosas,
que em belas hastes vicejam...
Vem, amor, olha estas rosas
– quero que as rosas te vejam!
J.G. de Araújo Jorge

Na distância, ao teu aceno,
quanta tristeza me invade:
O trem ficando pequeno
e, em mim, crescendo a saudade!...
Hermoclydes Siqueira Campos

Quero falar... retrocedo...
pois tenho um pavor medonho
de que ao contar meu segredo
você destrua o meu sonho!
Luiz Otávio

A mulher é imponderável,
instável, imprevisível,
indócil, imperscrutável...
Não se esqueça: imprescindível.
Magdalena Léa

------------------------
Brincantes

De surpresa, muitas vezes,
vinha o noivo da vizinha...
E, depois de nove meses,
nasceu uma surpresinha...
Flávio Stefani – RS

Só três?! (o paizão lamenta),
vendo os bebês no bercinho.
Ah, se a rede não rebenta,
"nóis enchia” esse quartinho!
Jaime Pina da Silveira – SP

Eta mulher jogo duro!
Por mais que eu implore e tente,
não me garante o futuro...
só quer saber de... presente.
João Costa – RJ

Nós, da tlova, já ensinando,
vemos em todo aplendiz,
a cliança soletlando,
mesmo elando, mas feliz!
Nei Garcez – PR

Casa velha, quanto encanto!
... tem cobras, cupins, lagartos!
Uma história em cada canto
e fantasmas pelos quartos.
Nilton Manoel – SP

Bem pior que a dor de dente
a de rins costuma sê-lo.
Não, porém, mais deprimente
do que a dor de cotovelo...
Osvaldo Reis – PR

Hoje eu defino a fofoca,
tão velha quanto a sequoia,
como uma simples minhoca
que se transforma em jiboia.
Roza de Oliveira – PR

Foi de tomara-que-caia
desfilar... Como previu,
foi só tropeçar na saia
e o seu “tomara”... caiu!
Therezinha Brisolla – SP

-----------------------------------------
Líricas e filosóficas

Ninguém se julgue o primeiro
a fazer seja o que for...
– Bem antes do jardineiro,
já havia no mundo a flor.
A. A. de Assis – PR

O vento, soprando forte,
do galho derruba o ninho.
Dos filhos chorando a morte,
pia triste o passarinho.
Alberto Paco – PR

Quem espera sempre alcança...
Mas eu em lutas me ponho:
sou guerreira da esperança,
vivo em busca do meu sonho...
Adélia Woellner – PR

Eu vi o tempo fechando
com chuva no meu quintal,
gotas e gotas rolando
no formato de cristal.
Agostinho Rodrigues – RJ

Não irá jamais embora
quem deixou tanta amizade;
a despedida de agora
é presença na saudade.
Almir Pinto de Azevedo – RJ

A energia que me anima
vem de ti, do teu amor;
és meu canto e minha rima,
meu sorriso e minha dor!
Amaryllis Schloenbach – SP

O trabalho é lei divina,
talento que Deus nos dá...
Produza como Ele ensina
e bem mais receberá.
André Ricardo Rogério – PR

Para a vida ter sabor
e alegrias compartidas,
jamais deixe que o rancor
venha afetar mãos unidas.
Angélica Villela Santos – SP

À noite vou namorar:
da lua já nem preciso...
Só quero ver teu olhar
fascinando o meu sorriso.
Ari Santos de Campos – SC

Olhando para o infinito,
a gente repara e vê
o quanto o azul é bonito...
quase mais do que você!
Bruno Pedina Torres – RJ

Somos anões sem idade,
a perseguir-te sem tréguas,
enquanto, felicidade,
tens botas de sete léguas...
Carolina Ramos – SP

A estrada foi destruída,
num desvio se tornou;
a paixão não permitida
nesse atalho enveredou.
Cida Vilhena – PB

Eu trago no pensamento
tantas angústias e apelos,
e sinto inveja do vento
quando roça os teus cabelos.
Clenio Borges – RS

Quero, por tudo e por nada,
 esquecer-te a qualquer preço
 mas a distância danada
 já sabe o meu endereço!
Colavite Filho – SP

Rasguei carta, telegrama,
fotos, bilhetes de amor,
mas ao deitar nesta cama,
rasga-me o peito esta dor!
Conceição de Assis – MG

A vida é dura, renhida,
porém tem muita poesia.
Faço parte da torcida
da esperança a cada dia.
Cônego Telles – PR

No dejes pasar la vida
sin flores en tu enramada,
ni lo que Dios te convida
de una bella madrugada.
Cristina Chávez – México

Com pincel remanescente,
que a saudade me legou,
pinto a vida sem presente
que o passado me roubou.
Dáguima Verônica – MG

Cheguei tropeando a magia,
vim cavalgando a ilusão
e apeei com galhardia
nas coxilhas da afeição!
Delcy Canalles – RS

Não sou ave nem sou peixe,
nunca aprendi a nadar,
mas peço a Deus que me deixe
num dia desses voar!
Diamantino Ferreira – RJ

O nosso encontro discreto
acende velha lembrança...
O doce do teu afeto
nutre sonhos de esperança.
Djalma Mota – RN

Oh, minha mãe, quando eu falho,
tua lágrima rolada
é qual pérola de orvalho
sobre a rosa machucada!...
Domitilla Borges Beltrame – SP

Pela estrada se afastando,
teu vulto em grácil leveza,
quanto menor vai ficando,
maior me deixa a tristeza.
Dorothy J. Moretti – SP

Amar é chama, luzeiro,
que a desavença desfaz,
pois só o amor verdadeiro
é mensageiro da paz.
Eliana Ruiz Jimenez – SC

O verde em brasa estalando;
uivos doridos da mata:
gritos horrendos compondo
uma fúnebre sonata!
Eliana Palma – PR

O meu destino mais triste,
aquele que não transponho,
é justamente o que existe
na ousadia do meu sonho!
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Por teu feitiço ou magia,
mesmo sabendo quem és,
troquei a minha alforria
e fui escravo a teus pés...
Ercy Marques de Faria – SP

Um sonho de adolescente
a gente jamais esquece...
A vida envelhece a gente,
e o sonho não envelhece...
Gilvan Carneiro da Silva – RJ

Navegando em meu veleiro,
num  mar, assim, tão bonito,
procuro meu companheiro,
nesse meu sonho infinito!
Gislaine Canales – RS

O vaidoso vive preso
num reduzido cubículo,
onde ele vê sempre obeso
seu magérrimo currículo.
J.B. Xavier – SP

A morte não levará
para sempre o teu irmão.
– “Onde o teu tesouro está
se abriga o teu coração!”
Jeanette De Cnop – PR

Para iludir solidão,
cantando falsos enredos,
abraço o meu violão
passando as dores aos dedos.
João B. X. Oliveira – SP

Bendito o irmão que na roça
puxa a enxada e planta o grão,
tirando da terra a nossa
diária alimentação.
Jorge Fregadolli – PR

Mostrarão progressos falsos
as cidades adiantadas,
enquanto houver pés descalços,
em suas ruas calçadas...
José Fabiano – MG

Fiz de você minha musa,
minha vida e coração,
meu pijama, minha blusa,
a tábua de salvação.
José Feldman – PR

Em juras que não cumpria
eu gastei a juventude:
quando pude não queria,
quando queria não pude.
José Lira – PE

Vento, eterno viajor
desses mares sem guarida,
traz-me a jangada do amor
que perdi no mar da vida!
José  Lucas de Barros – RN

O rio nasce na serra,
e o amor no coração.
No mar o rio se encerra,
o amor... na desilusão.
José Maria Mangia – RJ

Junto de toda a violência
que grassa pela cidade,
a sensação de impotência
nos põe na imobilidade.
José Marins – PR

Velha cabeça, onde os dedos
da ilusão tocam de leve,
és o outono dos segredos
que o inverno cobriu de neve!
José Messias Braz – MG

Quem, num íntimo conflito,
seus erros pensa e repensa,
bem antes do veredito
já cumpriu sua sentença.
José Ouverney – SP

Nas lutas do seu viver
guarde o troféu merecido...
Virtude é saber vencer
sem humilhar o vencido!
José Valdez – SP

Teu beijo, bombom cremoso
de conhaque com anis,
é o manjar mais saboroso
que minha boca já quis!
Lisete Johnson – RS

Nessa vereda que é a vida,
vou de tropeço em tropeço,
pois cada nova subida
é sempre um novo começo.
Luiz Carlos Abritta – MG

Saudade nem sempre é triste,
traz lembrança de um ausente
que de longe ainda insiste
em se dar como presente.
Luiz Hélio Friedrich – PR

Com dois cálices de vinho,
na ilusão de “alguém” comigo,
bebo os dois, mas um restinho
finjo que é seu... e prossigo!
Mª Lúcia Daloce – PR

Vou cumprir a minha sina:
– não pode ter recaída...
pois teu sorriso elimina
as mazelas desta vida!
Mª Luíza Walendowsky – SC

Quem entra em meu coração
fica lá por  toda a vida.
Ele é igual a um alçapão:
não tem porta de saída!
Mª  Madalena Ferreira – RJ

Meu amor da mocidade
foi efêmera ilusão;
dele só resta a saudade,
nas cinzas de uma paixão.
Maurício Friedrich – PR

Paciência teve Jó
que tantas dores sofreu;
perdeu tudo, ficou só,
mas sua fé não morreu.
Mifori – SP

Amigo eu trago guardado
com muita dedicação,
naquele lugar sagrado,
que se chama coração.
Neiva Fernandes – RJ

Agora vivemos sós...
e dói, de modo incomum,
saber que o abismo entre nós
não teve motivo algum!
Newton Vieira – MG

Quando o amor fica em ruína,
sem chão, paredes... ou teto,
o alicerce nos ensina
que só o carinho é concreto.
Olga Agulhon – PR

Ao ver-te, só de passagem,
em minha vida vazia,
me sinto escrava da imagem
de uma louca fantasia.
Olga Ferreira – RS

Em minha oração eu venho
te pedir, Senhor, um Bem:
que eu possa usar o que tenho
pra servir quem nada tem...
Pedro Melo – PR

Carícia mais eloquente
que meu coração aprova
é te dar um beijo ardente
nos versos da minha trova!
Renato Alves – RJ

Amar e ser muito amado
é coisa que o mundo quer;
o amor quando partilhado
não deixa aresta qualquer.
Renato Frata – PR

Por mais que o orgulho insista,
peço a Deus, a quem me entrego,
que no calor da conquista
eu saiba despir meu ego.
Rita Mourão – SP

Sou rio, minha querida,
correndo para o seu mar,
para adoçar sua vida
com pena de me salgar.
Roberto Acruche – RJ

“É engano”. E assim, de repente,
a ligação se rompeu.
E eu percebi, tristemente,
que aquele engano era meu!
Selma Patti Spinelli – SP

Nesta vida, o que consola,
quando algo nos acontece
é ver que o que nos amola,
com o tempo se espairece.
Talita Batista – RJ

Fim de tarde, sol já posto...
Chega a noite enluarada,
satisfazendo o meu gosto,
consagrando a madrugada!
Vânia Ennes – PR

O que dá leveza ao passo,
na caminhada da vida,
é a certeza de um abraço
na chegada e na partida...
Wandira Fagundes Queiroz – PR

No escuro que a noite embala,
dormem casais separados,
e à sombra da luz da sala
restam sonhos naufragados.
Vanda Alves – PR

Oculto a dor que me invade
sob o véu do esquecimento,
mas vem a mão da saudade
erguê-lo a todo momento.
Wanda Mourthé – MG

===========================
Visite:
=================================


Nenhum comentário: