quarta-feira, 29 de julho de 2015

TROVIA - AGOSTO DE 2015


Inesquecíveis

A minha mágoa, querida,
é mais amarga porque
fui amparo na subida,
e depois perdi você.
Elidir D’Oliveira

Fraternidade – eu bendigo,
pois sinto, de coração,
em cada ser um amigo,
em cada amigo um irmão!
Luiz Otávio

As coisas do amor, ao léu,
quem é que pode entendê-las?...
Se até os astros, no céu,
vivem piscando às estrelas!
José Coelho de Babo

Nascemos irmãos comuns,
mas a ambição e os engodos
puseram nas mãos de alguns
o mundo que era de todos!
José Maria M. de Araújo

Mesmo com passo cansado,
não perco o sonho de vista...
Cada novo passo dado,
rumo ao sonho, é uma conquista.
Thereza Costa Val – MG

Cabôca dos óio grande,
vou fazê dos zóio meu
dois canequinho de frande
pra bebê água dos teu...
Zé da Luz

------------------------------------------
Brincantes

Tem muita trova que choca,
e é natural que aborreça...
Exemplo: a trova-minhoca,
que não tem pé nem cabeça!
Antônio da Serra – PR

Simplinha, porém cheirosa;
fogosa, apesar de feia,
Xilinha era a mais beijosa
das moças da minha aldeia!
Archimedes de Maria – RJ

– Zezinho, seja específico
e me diga o que é molécula...
E ele, com ar científico:
– E’ uma guria “sapécula”...
Joaquim Carlos – RJ

Minha vizinha assanhada,
que  finge  ser  inibida,
 já  foi  muito  mais  testada
 do  que  pista  de  corrida...
Maria Nascimento – RJ

Se o pato perde uma pata, 
seja preto ou seja branco,
eu digo de forma exata,
ou é viúvo ou é manco!
Messias da Rocha – MG

Indo por outros caminhos,
neste mundo, às vezes, rude,
vou fugindo dos espinhos,
pois das mulheres não pude!
Nilton Manoel – SP

Trai a esposa, vive em farra,
“galinha” de festa em festa...
Até que súbito esbarra
num baita “galo” na testa!...
Osvaldo Reis – PR

– “Que fome, mãe! Tem comida?”
“Temos sopa de letrinhas...”
Grita a filha mais sabida:
– “As maiúsculas são minhas!”
Sérgio Ferreira – SP

---------------------------------------
Líricas

Como é bom saber que o filho
vida afora alegre vai,
dando forma, força e brilho
aos sonhos do velho pai!
A. A. Assis – PR

A chuva, encharcando o chão,
não atrapalha meus passos,
porque é grande a emoção
de carregar-te em meus braços!
Alberto Paco – PR

A chuva que cai agora
não é lá do céu que vem...
É do meu olhar que chora
de tanto lhe querer bem!
A.M.A. Sardenberg – RJ

Tão certo quanto a laranja
é toda feita de gomos,
amigo bom sempre arranja
como elevar o que somos!
Amilton M. Monteiro – SP

Namoro é sonho profundo
de duas almas unidas,
escrevendo neste mundo
o futuro com mais vidas.
André Ricardo Rogério – PR

As praias, por natureza,
encantam os olhos meus...
Fluxo, refluxo e beleza
são os caprichos de Deus.
Ari Santos de Campos – SC 

Lavrador, ao fim do dia,
após a lida no chão,
tua enxada rodopia
celebrando a produção!
Arlene Lima – PR

Eu te imploro, por favor,
não insistas neste adeus.
Se não for por meu amor,
fica pelo amor de Deus!
Arlindo Tadeu Hagen – MG

Nossa amizade é tão doce,
nossos laços tão antigos...
Mas que bom se a gente fosse
um pouquinho mais que amigos!
Arnaldo Ari – RJ

Já velhinho, sonha ainda,
mantendo o brilho no olhar,
que a juventude só finda
quando é impossível sonhar!
Carolina Ramos – SP

Ainda bem que tenho os meios
de não ficar tão sozinha:
desenho e bordo, abro e-mails,
faço versos na cozinha...
Clevane Pessoa – MG

Teu grande amor, que ironia,
é hoje coisa esquecida:
foi luz que por um só dia
iluminou minha vida!
Conceição de Assis – MG

Pode entrar. A casa é sua,
sempre me traz alegria.
Ao sair, esta é a rua...
se puder, volte. Bom dia!
Cônego Telles – PR

El mundo gira hechizado,
baila samba su tesoro
de Brasil su enamorado,
!No lo cambia ni por oro!
Cristina Oliveira (Colibrí) – USA

No emaranhado das linhas,
pelo avesso desta lida,
descobri, nas entrelinhas,
Deus bordando o chão da vida.
Dáguima Verônica – MG

Beijo nas faces, carícias
- como tantas, inocentes;
mas abraços são primícias
dos desejos mais ardentes!
Diamantino Ferreira – RJ

Quisera eu trova compor
sobre a raiz da emoção...
Contar que a raiz do amor
tem por vaso o coração,
Dinair Leite – PR

Sua luz, como um farol,
me guiou na tempestade:
fez surgir um lindo sol,
que selou nossa amizade.
Eliana Jimenez – SC

Os olhos cheios de sonho,
no coração a ansiedade;
rosto enrugado, risonho...
Namoro não tem idade!
Eliana Palma – PR

No meu dilema transverso, 
fugindo à maledicência, 
há coisas que eu só converso 
com a minha consciência!
Elisabeth Souza Cruz-RJ

Ao passar pela estação
da longínqua mocidade,
a vida acresce um vagão
no trem da minha saudade...
Ercy Marques de Faria – SP

Tudo fiz por nosso amor,
fugindo à fatalidade.
Mas nem sempre o sonhador
retifica a realidade
Euclymar Porto – RJ

Nosso casebre é de palha,
de pau a pique a parede.
O amor que aqui se agasalha
dorme comigo na rede!
Francisco Garcia – RN

No espelho quase chorando
eu mesmo digo pra mim:
– A velhice está chegando
e está chegando o teu fim!
Francisco Pessoa – CE

Nos lençóis brancos, macios,
de nossa cama deserta,
o tempo desmancha os fios
da minha pobre coberta.
Gislaine Canales – SC

Sem esquecer o passado
caminhou para o futuro,
de esperança carregado
sem temer trabalho duro.
Hulda Ramos – PR

Heresia é não amar,
é deixar, no coração,
lentamente, se apagar,
o fogo d’uma paixão!
JB Xavier – SP

Minha tristeza é tão linda
(não dói e não me angustia).
Uma tristeza bem-vinda
quando se torna Poesia!
Janske Niemann – PR

Confesso: não trocaria,
nem cederia, por nada,
a grande, a enorme alegria
de ser sua namorada!
Jeanette De Cnop – PR

Qualquer coisa que façamos,
não importa qual o preço,
sendo amor… nós propagamos,
que a paz não tem endereço!
José Feldman – PR

A nossa regra é singela
como marido e mulher:
apesar de mandar nela,
faço tudo que ela quer.
José Lira – PE

Afastando os atropelos
que o peso do tempo traz,
Deus pintou em meus cabelos
o selo branco da paz.
José Lucas de Barros – RN

Dos quintais levo saudades,
das casas onde morei;
brincar com as liberdades
onde o menino era um rei.
José Marins – PR

Os bons velhinhos sofridos
aos meus sentidos parecem
velhos troncos corroídos,
onde as orquídeas florescem!
José Messias Braz – MG

Enquanto os corpos fugiam
e as mãos nem eram tocadas,
nossas almas já dormiam
há muito tempo abraçadas!
José Ouverney – SP

Cante a paz, o amor fecundo,
torne a vida mais risonha
e sem mágoas, porque o mundo
não perdoa a quem não sonha!
José Valdez – SP

Tentamos calar a voz
do amor puro e verdadeiro
que grita, dentro de nós,
na paixão do amor primeiro!
Lucília Decarli – PR

Foi no tempo da janela
e do namoro à distância
que a vida, muito mais bela,
tinha tão grande importância!
Luiz Carlos Abritta – MG

Os pingos da brisa mansa
refrescam a alma sofrida,
num embalo de criança
no tênue berço da vida.
Luiz Damo – RS

Árvore... da terra abrigo,
que insensato o homem destrói,
pondo a vida ao desabrigo...
desatino que corrói!
Mª Conceição Fagundes – PR

Em tua ausência, a esperança
põe seus véus na realidade,
mas quem vive de lembrança
morre aos poucos... de saudade!
Maria Lúcia Daloce – PR

Correndo atrás dos meus sonhos,
com receio de perdê-los,
muitos atalhos transponho,
fugindo dos pesadelos.
Mª Lúcia Fernandes Rocha – RJ

Um mergulho bem profundo,
entre a razão e a emoção,
leva a gente a um novo mundo
nas asas do coração.
Mª Luiza Walendowsky – SC

Não há no mundo distância
que faça um dia esquecer
a terra de nossa infância,
o sol que nos viu nascer!
Ma. Thereza Cavalheiro – SP

À espera do teu regresso,
deixei a vida passar...
Envelheci, mas... confesso:
– Valeu a pena esperar!!!
Mª Madalena Ferreira – RJ

Pobre vai de pé no chão,
de carona, só por sorte.
Rico estaciona o carrão
e caminha por esporte...
Marina Valente – SP

De amarga não basta a vida,
também quero o chimarrão
(e amigos com quem divida
o que vai no coração).
Mário Zamataro – PR

No adeus da tua partida,
meu coração infeliz
ganhou enorme ferida
e não parou... por um triz!
Maurício Friedrich – PR

Oh, Senhor, sou caminhante
desiludido, tristonho,
tropeçando a todo instante
nas pedras do próprio sonho.
Matusalém Dias de Moura – ES

Carinho também se vende,
e há quem faça até leilão...
Mas quem compra não entende
que não leva o coração.
Olga Agulhon – PR

Livrarias populares
lembram divinos recantos
onde estantes são altares,
onde os livros são os santos.
Olympio Coutinho – MG

Ao ver a chuva cair,
de manso, sobre nós dois,
sinto minha alma sorrir,
num presente, sem depois...
Olga Maria Ferreira – RS

Ao repensar minha história,
encontrei com emoção
por trás de cada vitória
um mestre no coração!
Renato Alves – RJ

Se a opressão se faz maior
ante a paz em construção,
a família é o esteio mor
que sustenta uma nação
Rita Mourão – SP

Eu não troco o meu feitiço
por um feitiço qualquer...
Meu charme eu não desperdiço,
meu feitiço é ser mulher!
Roza de Oliveira – PR

Ó Deus Pai, todo bondade,
cessai a guerra voraz,
fazendo da humanidade
celeiro de amor e paz.
Ruth Farah – RJ

Entre todos os recantos
é aqui que me sinto bem:
--  o meu Lar tem tais encantos
que outros lugares não têm!
Sônia Ditzel Martelo – PR

Sou grato, aos tempos de outrora,
por tudo que sou e sei;
se eu cheguei até agora,
foi neles que eu comecei!
Sônia Sobreira – RJ

Se não fosse pela fé,
seria a vida um vazio;
ela nos deixa de pé
após qualquer desvario.
Talita Batista – RJ

Em nossas doces lembranças
vejo-me ainda o menino
que ao tocar em tuas tranças
uniu ao teu seu destino.
Thalma Tavares – SP

Tenham todos terra e teto,
sem preconceito ou fronteira,
e que haja amor, não decreto,
para a inclusão verdadeira!
Therezinha Brisolla – SP

Nunca se mede o prazer
do bem que se espera e alcança,
pois começa a acontecer
quando é ainda uma esperança.
Vanda Fagundes Queiroz – PR

Despindo folhas e flores,
o inverno, o vento conduz,
e a árvore, sem pudores,
vai mostrando os galhos nus.
Vanda Alves – PR

Fim de tarde, sol já posto...
Chega a noite enluarada,
satisfazendo o meu gosto,
consagrando a madrugada!
Vânia Ennes – PR

Em momentos cruciais,
aos heróis trazendo glória,
audácia é um impulso a mais
que muda os rumos da história.
Wanda Mourthé – MG


Nenhum comentário: