terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Altoé, um senhor professor

 Altoé, um senhor professor

A.   A. de Assis

Geraldo Altoé nasceu capixaba no dia 12 de novembro de 1926, em Venda Nova do Imigrante, um lugarinho muito bonito pertinho do céu. Sonhou ser padre; no entanto, já quase formado, descobriu que seria outro o seu apostolado – nascera professor, e professor seria por toda a vida, excelente sempre. Em 1950, deixou o célebre Colégio Dom Bosco (seminário salesiano de Cachoeira do Campo) e passou a lecionar em escolas de primeiro e segundo graus.

    Em 1951, seu pai, Ernesto Altoé, veio conhecer Maringá. Geraldo veio junto. O pai gostou tanto que comprou uma data na cidade, na zona 2, e uma gleba em Água Boa, onde de pronto iniciou a plantação de café. Nessa ocasião Geraldo tentou conseguir emprego aqui, mas a única escola já existente era o Grupo Escolar do Maringá Velho. Voltou para Venda Nova. Em 1952 casou-se com Dona Anna Teresa. No ano seguinte, 1953, veio de novo para Maringá.

     Dessa vez, porém, Geraldo já chegou com emprego garantido, no recém-inaugurado Ginásio Maringá, construído na Avenida Tiradentes pela Companhia Melhoramentos e arrendado ao professor Antero Alfredo Santos. Devido à escassez de professores na cidade, ele lecionava diversas disciplinas: latim, português, história, geografia, música.

     Pouco depois, o prefeito Villa Nova Júnior criou o Ginásio Municipal, instalando-o no local onde está hoje o Instituto Estadual de Educação. O Ginásio Municipal passou mais tarde a se chamar Ginásio Estadual de Maringá e, a partir de 1959, Colégio Estadual Gastão Vidigal.

     Em 1954, a Mitra de Jacarezinho, através de Dom Geraldo Sigaud, assumira o Ginásio Maringá, entregando a direção ao padre Cleto. Em 1957, com a chegada de Dom Jaime Luiz Coelho, ex-aluno marista, o educandário foi transferido para os irmãos maristas.

     Nos dois colégios Geraldo trabalhou por longos anos, como professor e em funções administrativas. E mais: além de dar conta de tão movimentada agenda, ainda encontrava tempo e fôlego para atividades artísticas: dava aulas particulares de música (foi ele quem comprou o primeiro piano vendido na cidade, na Hermes Macedo), regia o coral da Catedral e ainda (junto com Ary de Lima) foi um dos fundadores de nossa primeira banda musical.

      O pioneiríssimo Altoé teve também participação direta na criação e instalação do nosso primeiro curso superior. Foi ele quem elaborou o minucioso relatório que, encaminhado ao Ministério da Educação, viabilizou a criação da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Maringá, ponto de partida para a formação da UEM. Na UEMcomeçou a lecionar  como professor de História em 1973, ali permanecendo até a aposentadoria.

     Mestre em História Social da América Latina,  autor do livro “O rádio em Maringá”, cidadão benemérito do município, o queridíssimo professor Geraldo Altoé será sempre carinhosamente lembrado como personagem fundamental na história do ensino nesta cidade.

     Mudou para o céu no dia 26 de outubro de 2016, após 90 anos de uma vida singularmente  bonita e exemplar a serviço da comunidade. Tê-lo tido como amigo foi uma honra imensa.

==========================

(Crônica publicada no Jornal do Povo – Maringá – 04-02-2021)

Nenhum comentário: